Equívoco: “Evolução apóia a idéia de que 'quem tem poder tem razão' e racionaliza a opressão de algumas pessoas por outras.”

 

Resposta: No século XIX e começo do século XX, uma filosofia chamada “Darwinismo Social” surgiu de uma tentativa equivocada de aplicar as lições da evolução biológica à sociedade. De acordo com essa visão, a sociedade deveria permitir que os fracos e menos aptos falhassem e morressem e que isso não era somente uma boa política, mas também moralmente correto. Supostamente, a evolução através da seleção natural fornecia fundamento para essas idéias. Preconceitos existentes foram racionalizados pela noção de que as nações colonizadas, as pessoas pobres ou minorias desfavorecidas deviam ter merecido tal situação porque eles eram “menos aptos” do que aqueles que eram mais desenvolvidos. Esse mau uso da ciência foi usado para promover agendas sociais e políticas.

A “ciência” do Darwinismo Social foi refutada. A evolução biológica tem resistido ao teste do tempo, mas o Darwinismo Social não.


Visite o  Talk Origins Archives para mais informações sobre Darwinismo Social.

 

próximo
Equívoco: Evolução e Religião


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.