Equívoco: “A maioria dos biólogos rejeitaram o 'Darwinismo' (i.e, já não concordam realmente com as idéias propostas por Darwin e Wallace).”

Resposta: A idéia de Darwin de que a evolução prossegue a um ritmo lento e deliberado tem sido modificada para incluir a idéia de que a evolução pode prosseguir um ritmo relativamente rápido em algumas circunstâncias. Nesse sentido, o “Darwinismo” está continuamente sendo mudado. Modificar as teorias para fazê-las mais representativas sobre como as coisas funcionam é o papel dos cientistas e da própria ciência.

Até agora, porém, não há desafios críveis aos princípios básicos de Darwin de que a evolução procede principalmente pelo mecanismo de seleção natural atuando sobre a variação nas populações e que as espécies diferentes compartilham um ancestral comum. Os cientistas não têm rejeitado a seleção natural de Darwin, mas a melhorou e expandiu conforme mais informações se tornaram disponíveis. Por exemplo, nós sabemos agora (embora Darwin não soubesse) que as mutações genéticas são a fonte de variação na qual a seleção natural age, mas nós não rejeitamos a idéia de Darwin sobre seleção natural – nós apenas acrescentamos informações a ela.


próximo
Equívoco: Implicações da Evolução


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.