spacer

Seleção Atificial

spacer
Mostarda Selvagem
spacer Cães de raças
Seleção artificial fornece um modelo que nos ajuda a entender a seleção natural.
As pessoas têm selecionado artificialmente plantas e animais domésticos por milhares de anos. Essas atividades ascendem a grandes experimentos práticos de longo prazo que claramente demonstram que espécies podem mudar drasticamente através da reprodução seletiva.

Os brócolis e as couves-de-bruxelas se parecem muito pouco com sua parente, a mostarda silvestre (à esquerda).

 Se os cães domésticos fossem descobertos hoje, eles seriam classificados com centenas de espécies diferentes e seria considerado bem diferente dos lobos. Embora seja provável que várias raças de cães foram independentemente domesticadas a partir de diferentes linhagens de cachorros selvagens, não há parentes de lobos em nenhum lugar do mundo que se pareça muito com as raças bassê e collie (à direita).

 

Essas observações demonstram que a seleção tem efeitos profundos em populações e têm a habilidade de modificar formas e comportamentos de seres vivos ao ponto de eles parecerem e agirem bem diferente dos seus ancestrais. A seleção artificial fornece um modelo que nos ajuda a entender a seleção natural. É uma pequena ajuda para entendermos como condições naturais agem seletivamente em populações causando mudanças naturais.

Ensine Isso!
Planos de aula para ensinar sobre seleção artificial

próximo
Ecologia
 
 


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.