Atividade

A evolução é mais difícil de observar do que, por exemplo, física Newtoniana. Portanto, nós geralmente conduzimos atividades na classe que têm a intenção de ser análogas à evolução e ao empreendimento científico, mas que pode levar a equívocos.

 

Fabricar fósseis
Uma atividade muito comum para crianças é fazê-las fabricar “fósseis” ao pressionar conchas em argila ou gesso de Paris. Enquanto isso claramente mostra como uma rocha pode conter moldes e impressões, pode levar as crianças a se enganar sobre o processo no qual os fósseis são formados na natureza. Na maioria dos casos, conchas fósseis são formadas quando conchas são cobertas por sedimentos que endurecem com o passar do tempo. Isso é muito diferente do processo de esmagar conchas entre duas placas de argila. Pode ser bom avisar para apenas conduzir essa atividade com alunos mais velhos que podem reconhecer como isso contrasta com o processo real na natureza.

Desenhar um animal
Quando pedimos aos alunos para desenhar um animal adequado para um ecossistema, no papel ou esculturas, nós podemos estar mandando a mensagem de que os seres vivos são construídos ou que um animal individual pode se adaptar ao seu ambiente ao escolher fazê-lo. Isso está longe da visão científica de que os seres vivos são adaptados com o tempo às suas situações ambientais através da variação genética e seleção natural.

Votar em problemas científicos
Pedir aos alunos para votar em um problema científico os confunde sobre a natureza da ciência. Cientistas não votam em problemas – eles debatem, discutem, argumentam e competem. Mas no final, as respostas para as perguntas científicas são determinadas pelo consenso baseado na inferência derivada da evidência. Ciência não é democrática.

Fazer os alunos criarem hipóteses (supor) antes de saberem qualquer coisa
Hipóteses são baseadas em conhecimento prévio. É um exercício sem significado pedir aos alunos para supor o desenlace de uma investigação ou a resposta de uma pergunta sem possuir as informações adequadas.

Debater criacionismo x evolução
Há alguns tópicos que os mais novos devem ser encorajados a pensar sobre, mas não a debatê-los na escola. Exemplos conspícuos incluem evolução e aborto. Jovens tem experiência limitada nesses tópicos e tendem a defender qualquer posição que os adultos mais influentes em suas vidas defendam. O papel do professor é fornecer informações e oportunidades para construir entendimento conceitual. A perspectiva individual necessária para classificação através de informação não é favorecida por um clima de enfrentamento. Eduque, não debata.

     


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Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.