Apresentação

Neste ano, realizamos a oitava edição do curso de campo "Ecologia da Mata Atlântica". Assim como em 2013, as atividades do curso foram conduzidas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Ao longo de 26 dias de imersão, exercitamos a compreensão e aplicação prática da lógica do método científico em ecologia. A meta primordial do curso é contribuir para a formação de pesquisadores com competência e pensamento crítico. Para tanto, contamos com a valiosa colaboração de 14 docentes vindos de diferentes instituições de ensino superior e do monitor ambiental Tiago Ribeiro de Souza, que foi aluno do curso em 2013.

O cenário do curso, o Mosaico de Unidades de Conservação da Juréia-Itatins, abriga uma grande diversidade de ambientes representativos da Mata Atlântica e oferece condições ideais para a realização de uma disciplina como o curso de campo "Ecologia da Mata Atlântica". A turma de 2015 foi composta por 20 estudantes, pertencentes a quatro programas de pós-graduação, que participaram de seis mini-cursos, assistiram palestras e realizaram projetos coletivos e 20 projetos individuais sobre diversos temas em ecologia. O produto de todo esse trabalho pode ser avaliado nesta publicação, que contém os resultados dos projetos de pesquisa executados durante as atividades de campo, slides das apresentações e também fotos que documentam as atividades realizadas.

Antes e durante o curso, recebemos apoio incondicional da Fundação Florestal, na pessoa do Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una, Murilo Torrezan Forte, e da comunidade local da Barra do Una, que foram cruciais para o sucesso do curso. A todas as pessoas e instituições que tornaram possível a realização deste curso, expressamos nossa mais sincera gratidão.

 

Os coordenadores