Apresentação

Neste ano, o curso de campo “Ecologia da Mata Atlântica” completa sua sexta edição – a quarta realizada na Estação Ecologia de Juréia-Itatins e a primeira em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O curso tem o objetivo de oferecer aos alunos uma formação básica sobre questões teóricas, práticas e analíticas em ecologia. A tônica do curso é a compreensão e aplicação prática da lógica do método científico, com o intuito de formar pesquisadores com competência e pensamento crítico. Nesse sentido, a Estação Ecológica de Juréia-Itatins, que abriga uma grande diversidade de ambientes representativos da Mata Atlântica, oferece condições ideais para a realização de uma disciplina como esta.

A realização de uma disciplina como o curso de campo “Ecologia da Mata Atlântica” só é possível graças a um esforço coletivo que, neste ano, contou com a valiosa colaboração de 13 docentes vindos de várias instituições de ensino superior brasileiras e de uma equipe de apoio composta por mais de 20 pessoas. A turma de 2012 foi composta por 20 estudantes provenientes de sete programas de pós-graduação e uma aluna que é professora e monitora ambiental da região. Durante 25 dias de atividades intensivas, os alunos participaram de cinco mini-cursos, assistiram 16 palestras e realizaram 20 projetos coletivos e 20 projetos individuais sobre diversos temas em ecologia. O produto de todo esse trabalho pode ser avaliado nesta publicação, que contém os resultados dos projetos de pesquisa executados durante as atividades de campo, e também fotos que documentam as atividades realizadas.

Antes e durante o curso, recebemos apoio incondicional da Fundação Florestal, nas pessoas do Diretor Roberto Nicacio e do Encarregado do Núcleo Arpoador Anilton Souza Silva, de todo o pessoal do Núcleo Arpoador e da comunidade local do Guaraú, que foram cruciais para o sucesso do curso. A todas as pessoas e instituições que tornaram possível a realização deste curso, expressamos nossa mais sincera gratidão.

Os coordenadores