Apresentação

Julho 30, 2010Coordenadores

 

É com grande satisfação que realizamos a quarta edição do curso de campo “Ecologia da Mata Atlântica”. Este curso faz parte de um conjunto de disciplinas oferecidas pelo curso de pós-graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo com o objetivo de oferecer aos alunos uma formação básica sobre questões teóricas, práticas e analíticas. A tônica do curso é a compreensão e aplicação prática da lógica do método científico, com o intuito de formar pesquisadores com competência e pensamento crítico.
O curso “Ecologia da Mata Atlântica” é um esforço coletivo que, neste ano, contou com a colaboração de 14 docentes, 20 alunos pertencentes a dez programas de pós-graduação e uma equipe de apoio composta por mais de 15 pessoas. Durante 25 dias de atividades intensivas no campo, os alunos participaram de cinco mini-cursos, assistiram 10 palestras e realizaram 20 projetos coletivos e 20 projetos individuais sobre diversos temas em ecologia tropical. O produto de todo este trabalho pode ser avaliado nesta publicação, que contém os resultados dos projetos de pesquisa executados durante as atividades de campo.
Pela segunda vez, o curso foi realizado na Estação Ecológica Juréia-Itatins, que oferece uma grande diversidade de ambientes representativos e preservados da Mata Atlântica. Antes e durante o curso, recebemos apoio incondicional da Fundação Florestal, nas pessoas do Diretor Roberto Nicacio e da Coordenadora Jeannette V. Geenen, de todo o pessoal do Núcleo Arpoador, e da comunidade local do Guaraú, que foram cruciais para o sucesso do curso. A todas as pessoas e instituições que tornaram possível a realização deste curso, expressamos nossa mais sincera gratidão.
Os coordenadores

 
Design by T.I. Departamento de Ecologia.