Apresentação

Temos convicção de que cursos de campo como este são essenciais para a pós-graduação em ecologia, pois o aprendizado prático é uma das maneiras mais eficazes para a compreensão da lógica do método científico. Esperamos que esse esforço auxilie na formação de pesquisadores com competência e pensamento crítico.


Pelo segundo ano consecutivo, os programas de pós-graduação em ecologia da USP e Unicamp reunem pesquisadores em formação e outros com experiência profissional para exercitar a prática da pesquisa em ecologia. Durante 25 dias de imersão em campo, tivemos mini-cursos, palestras e exercícios práticos sobre diversos temas em ecologia tropical.


O local escolhido, o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Cananéia, SP) oferece uma combinação única de infra-estrutura e diversidade de ambientes representativos e preservados da Mata Atlântica. Ao todo, participaram do curso 20 estudantes de pós-graduação, treze doutores em ecologia provenientes de cinco instituições, além de um morador local graduando em biologia. O produto deste trabalho pode ser avaliado nesta publicação, que contém os resultados dos projetos de pesquisa executados durante os exercícios de campo.


Somos gratos a todas as pessoas e instituições que tornaram possível a realização deste curso.

 

 

Os coordenadores