Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


bie5782:01_curso_atual:pre_curso

Atividades Preparatórias

As atividades preparatórias para o curso “Uso da Linguagem R para Análises de dados Ecológicos” consistem em três blocos:

  1. Instalando e usando as ferramentas do curso:
    1. instalar o R
    2. uso do Wiki
    3. uso do sistema notaR
    4. uso do Fórum de discussão Nabble
  2. Tutoriais da primeira unidade
  3. Curso Relâmpago

A ideia é que os alunos se familiarizem com as principais ferramentas que iremos utilizar durante a disciplina e estejam prontos para utilizá-las. Não pretendemos que tenham domínio completo das ferramentas durante as atividades preparatórias, apenas que se familiarizem com elas já que iremos utilizá-las ao longo de toda a disciplina.

A primeira parte das atividades preparatórias deve tomar cerca de uma hora do seu tempo, a segunda e terceira depende muito do quanto o aluno se assusta com a linha de comando, de qualquer forma, a experiência irá poupar muito tempo posteriormente durante a disciplina. Para que tenham o ganho de aprendizado proporcional ao esforço que irão despender na disciplina é importante que não se percam durante as aulas teóricas, tutoriais e exercícios, e nesse sentido as atividades preparatórias são extremamente importantes.

Primeiros Passos

Instalação e console do R

Breve tutorial para instalação do R em seu computador e uma primeira investida na interface de trabalho (console) do R.

WIKI

Essa atividade é obrigatória para todos os alunos do curso no IBUSP. CURSOS ministrados FORA DA USP NÃO FAZEM A ATIVIDADE WIKI.

Um tutorial básico do uso da ferramenta wiki para editar paginas web e postar trabalhos e arquivos durante a disciplina.

Por que um WIKI?

O wiki é um serviço de interação por meio da internet, que facilita a redação coletiva de textos. O layout é intencionalmente simples, pois a prioridade é o conteúdo e as funcionalidades para modificá-lo.

A escolha deste serviço para a página da disciplina não é por acaso. A idéia é que o aprendizado é resultado da colaboração entre professores e alunos. Portanto, este site não é apenas para leitura, mas para modificação.

Cada aluno terá um espaço neste wiki, ao menos para postar seus exercícios e apresentar o trabalho final da disciplina. No linque abaixo há um tutorial para o uso do wiki.

Fórum R Nabble

Primeira Aula

Os temas tratados no wiki estão normalmente divididos em 3 tipos de material: (1) tutorial, (2) apostila e (3) exercícios.

Durante o curso vamos passar pelos tutoriais e exercícios. Nossa sugestão é que faça o tópico da apostila para sedimentar e complementar o conteúdo, principalmente quando estiver inseguro sobre o códigos feitos no tutorial e exercícios. Esses diferentes materiais estão separados em abas na parte superior das páginas do wiki, como mostra a figura abaixo:

Tutorial

Siga os tutoriais de Introdução ao R do linque abaixo:

Dúvidas desse tutoriais serão discutidos na tarde do primeiro dia de aula. Mas mesmo antes você pode tirar suas dúvidas: use forum da disciplina!

Exercícios

Durante o curso, vocês farão dois tipos de exercícios práticos. Alguns deles serão entregues através da wiki e corrigidos pelos monitores ao final do curso, e outros serão entregues pelo sistema de correção automática notaR. Nossa idéia ao desenvolver o notaR é que vocês recebam um retorno ágil sobre seus exercícios, mas respeitando o fato de que há sempre várias maneiras de resolver o mesmo problema!

Antes de submeter as respostas dos exercícios no notaR, veja esta página de ajuda.

Como parte das atividades preparatórias, faça os exercícios do linque abaixo.

Salve o script (código) dos exercícios 1 a 3 e poste-o na página Tabela de Exercícios.

Entre no sistema notaR seguindo os linques nos exercícios 4 a 6 e resolva-os.

USUÁRIO e SENHA

  • usuário do notar: nome de usuário do email cadastrado na USP (o nome antes do @)
  • senha: composição de “bie5782alunos” + ano 1)
  • mude a senha após se logar pela primeira vez.
  • caso não consiga se logar, entre em contato com monitores ou professores.

Aula R-elâmpago

Essa aula foi preparada pelo professor João Batista da ESALQ. A aula foi criada para alunos que não fizeram a disciplina de “Introdução ao R”, mas precisavam de conhecimentos básicos para outras atividades, inclusive para outras disciplinas. Pode ser que falte a base para o entendimento de algumas das atividades programadas. Não se preocupe, durante o curso pretendemos sanar parte dessas dúvidas e passar alguns dos conhecimentos básicos de estatística necessários. Portanto, procure atingir as metas estipuladas e anote suas dúvidas, caso elas não sejam sanadas ao longo do curso, pergunte durantes as aulas ou poste-as no fórum.

Objetivos e Metas

O objetivo dessa aula é fazê-lo adquirir rapidamente certa familiaridade com o software R.

Ao final da aula você deverá ter atingido dez metas, devendo ser capaz de:

  1. saber que o R não é um “aplicativo” mas um ambiente de trabalho;
  2. saber se o R é o software adequada para você;
  3. iniciar, salvar e concluir uma sessão no R;
  4. ler arquivos de dados tipo CSV;
  5. realizar operações matemáticas simples necessárias para criação e transformação de variáveis;
  6. obter estatísticas descritivas de variávies;
  7. construir gráficos exploratórios simples de análise de dados;
  8. construir modelos lineares clássicos;
  9. realizar inferências gráficas e numéricas nos modelos lineares; e
  10. conhecer as fontes para você continuar se desenvolvendo no R.

Linque da Aula

R-elampago

Dê preferência ao link acima que é a página oficial do autor da aula, mas caso não funcione, use: página clone do curso Relâmpago

1) Alunos do curso na USP no ano de 2017 devem usar: bie5782alunos2017. Note que a senha é sensível à caixa baixa e alta.
/home/bie5782/www/data/pages/bie5782/01_curso_atual/pre_curso.txt · Última modificação: 2017/05/08 15:11 por adalardo