Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


start

Apresentação

“Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é dedicar um tempo para aprender uma linguagem de programação de verdade. Aprender a programar é como aprender outro idioma: exige tempo e treinamento, e não há resultados práticos imediatos. Mas se você supera essa primeira subida íngreme da curva de aprendizado, os ganhos como cientista são enormes. Programar não vai apenas livrar você da camisa de força dos pacotes estatísticos, mas também irá aguçar suas habilidades analíticas e ampliar os horizontes de modelagem ecológica e estatística.”

Tradução um tanto livre de Gotelli & Ellison, 2004. A Primer of Ecological Statistics. Sunderland, Sinauer.

"A chave para entender o R é que trata-se de uma linguagem. Uma linguagem para manipular objetos."
"A pergunta certa sobre uma análise em R não é se é possível fazê-la, e sim como fazê-la."
"Tudo que ensinas a uma criança, impede-a de descobrir."

Jean Piaget

BEM VINDO(A)

Este é o sítio wiki do nosso curso de introdução à Linguagem R para Pós-Graduandos em Ecologia e áreas afins. Esse wiki é mantido e gerenciado pelo prof. Alexandre Adalardo de Oliveira. Parte do material aqui apresentado é baseado na documentação originalmente produzida pelos professores João Luis Ferreira Batista (ESALQ/USP) e Paulo Inácio K. L. Prado (IBUSP) e atualizada constantemente pelo grupo de professores e monitores associados à disciplina.

Este curso é oferecido regularmente em diferentes unidades da USP, em geral como disciplina condensada de pós-graduação e também em outras Universidades. Para informações sobre as próximas edições ou para levar o curso a sua instituição entre em contato pelo e-mail aleRcurso@gmail.com.

Aqui você encontra as páginas das últimas edições do curso, e material de apoio para estudo.

Objetivos

O curso foi criado e é mantido por um grupo de professores que compartilham o entusiasmo pelo ambiente R, por propiciar um uso mais crítico da estatística na pesquisa científica.

O objetivo amplo deste grupo é divulgar o ambiente R para estudantes da ecologia e áreas afins, como maneira de fomentar este uso crítico.

O foco do curso é a introdução à estrutura e uso da linguagem. É inevitável abordar alguns conceitos estatísticos, mas este é um curso do uso da linguagem R, e não sobre estatística, considerada básica para pós-graduandos da área.

Objetivos Específicos

  1. Demonstrar o potencial de uso da linguagem R para análises estatísticas em projetos de pesquisa em ecologia.
  2. Propiciar aos alunos o entendimento do funcionamento do ambiente de trabalho do R e de sua filosofia de análise de dados.
  3. Tornar os alunos proficientes em algumas ferramentas básicas de análise estatística com a linguagem R.

Responsáveis

Alexandre Adalardo de Oliveira
João Luís Ferreira Batista
Paulo Inácio K. L. Prado
Rodrigo Augusto Santinelo Pereira

Conteúdo

Os links de cada tópico do conteúdo levam à nossa apostila on-line:

  • 1. Introdução: histórico e filosofia de trabalho do R, breve histórico da linguagem S e do R, exemplo de uma sessão de trabalho no R.
  • 4. Leitura e Manipulação de Dados: tipos de variáveis e de estrutura dos dados, entrada e importação de dados, transformações de dados, operações vetoriais e matriciais, indexação.
  • 6. Modelos Lineares: lógica geral em R, regressão linear, análise de variância, verificação das pressuposições dos modelos lineares.
  • 7. Noções de Programação: fundamentos de programação orientada a objetos; lógica e controle de fluxo em linguagem S; procedimentos vetoriais de programação.

Arquivos de Dados

Matrícula

A matrícula tem duas etapas:

  1. Inscrição, que é feita pelos alunos na Secretaria de Pós-Graduação do IB.
  2. Deferimento pelos professores, que examinam as inscrições e deferem até o número de vagas. Tem prioridade alunos da pós-graduação em Ecologia do IBUSP, seguidos de alunos de outros cursos de pós-graduação do IBUSP, pós-graduação externa ao IB e outros interessados. O deferimento é comunicado pelo Sistema Janus.

Como fazer

Quem pode fazer

  • Alunos(as) de pós-graduação na USP: matrícula regular, que tem datas e procedimentos diferentes para veteranos e ingressantes, veja instruções e calendário.
  • Interessados: devem solicitar matrícula como aluno especial. A sequência de prioridade para deferimento da solicitação de matricula é: pós-graduandos de outras instituições públicas, alunos de graduação da USP e outros .
  • Ouvintes: devido à restrição de espaço em sala de aula não são aceitos alunos ouvintes, apenas alunos regularmente matriculados.

ATENÇÃO

Para matrícula regular ou especial não é preciso anuência prévia dos professores. Faça sua pré-matrícula conforme as instruções indicadas e aguarde a resposta no período de deferimento.
/home/bie5782/www/data/pages/start.txt · Última modificação: 2017/02/08 09:57 por adalardo