Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
start [2019/05/06 18:56] – [Inscrições] paulostart [2025/02/26 18:15] (atual) – [Inscrições] paulo
Linha 1: Linha 1:
- 
 ====== Bem-vindo(a) ====== ====== Bem-vindo(a) ======
  
Linha 36: Linha 35:
  
 ==Renata Pardini==  ==Renata Pardini== 
-IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[http://ib.usp.br/dicom]]+IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[https://cienciadaconservacao.weebly.com/]]
  
 ''renatapardini[at]usp[ponto]br'' ''renatapardini[at]usp[ponto]br''
Linha 53: Linha 52:
   * [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico.   * [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico.
   * [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre ao que prestar atenção ao ler um artigo.   * [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre ao que prestar atenção ao ler um artigo.
-  * [[https://www.york.ac.uk/media/biology/documents/careers/critical_reading_handout.pdf|Critical reading]]:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico.+  * {{:bibliografia:critical_reading_handout.pdf|critical reading}}:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico.
  
 Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis): Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis):
-  * [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]]+  * [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]]
   * [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]]   * [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]]
   * [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]]   * [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]]
Linha 78: Linha 77:
 É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais. É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais.
  
-Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as idéias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. +Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as ideias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. 
  
 ==Participação efetiva em discussões== ==Participação efetiva em discussões==
 +
 Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos:
  
   * Prepare-se para a discussão; traga suas questões   * Prepare-se para a discussão; traga suas questões
-  * Esteja atentoenvolvido engajado – seja agente ativo da sua educação/ aprendizado  +  * Esteja atenteenvolvide engajade – seja agente ative da sua educação/ aprendizado  
-  * Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas doprofessor. Importante aprender a conversar e escutar uns aos outros, navegar, negociar e discutir assuntos sérios, e trabalhar em direção a respostas entre colegas  +  * Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas dosprofessores. Importante aprender a conversar e escutar uns aos outros, navegar, negociar e discutir assuntos sérios, e trabalhar em direção a respostas entre colegas 
-  * Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, discordando, mas mais importante, especulando, questionando, analisando, comprometendo-se – antes de adicionar nova contribuição/ questão – pensar como uma corrida de revezamento!+  * Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, discordando, mas mais importante, especulando, questionando, analisando, comprometendo-se – antes de adicionar nova contribuição/ questão – pensar como uma construção coletiva em que você recebe algo trabalhado por alguém, e deve passar adiante adicionando seu trabalho.
   * Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece -  é aí que aprendemos!    * Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece -  é aí que aprendemos! 
-  * Você não precisa saber, mas precisa pensar! Seja responsável por pensar em uma resposta, por especular, por imaginar em voz alta.  +  * Você não precisa saber, mas precisa refletir. Seja responsável por pensar em uma resposta, por especular, por imaginar em voz alta.  
-  * Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, instantâneas, estomacais; respostas são ponderadas/ consideradas/ pensadas/ analíticas +  * Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, instantâneas, estomacais; respostas são ponderadas/ consideradas/ pensadas/ analíticas. 
-  * Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas  +  * Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas 
-  * Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, compartilhe a responsabilidade, discorde produtivamente, trabalhe para um entendimento mais profundo +  * Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, compartilhe a responsabilidade, discorde produtivamente, trabalhe para um entendimento mais profundo. 
-  * Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como um parceirocolaborador+  * Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como parceirecolaboradore
   * Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, por exemplo)   * Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, por exemplo)
-  * Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver    +  * Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver   
-  * Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todos – respeite discussão seus colegas!+  * Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todes. É um modeo de aprender coletivamente, pelo respeitar, valorização e cuidado com diversidade de pensamento existências presentes na discussão.
  
  
Linha 108: Linha 108:
 ==Dicas para uma moderação efetiva== ==Dicas para uma moderação efetiva==
  
-  * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualuqer interção humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, conversando com outros, e tentando novamente. +  * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualquer interação humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, conversando com outros, e tentando novamente. 
-  * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links do site [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering effective classroom discussions]] (especialmente sessão 6). Quanto mais as perguntas estimularem o pensamento e a integração de ideias melhor.  Evite perguntas que exijam só uma descrição do texto.+  * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links acima (um bom resumo está na sessão 6 de [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering effective classroom discussions]] ). Quanto mais as perguntas estimularem o pensamento e a integração de ideias melhor.  Evite perguntas que exijam só uma descrição do texto.
   * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, dê tempo para seus colegas pensarem.    * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, dê tempo para seus colegas pensarem. 
   * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não.   * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não.
Linha 149: Linha 149:
 ^  2017|  3|  2|  2|  0| ^  2017|  3|  2|  2|  0|
 ^  2019|  6|  7|  2|  0| ^  2019|  6|  7|  2|  0|
-^  Total %  ^  52%^  33%^  14%^  1%^+^  2020|  6|  6|  0|  0| 
 +^  2021|  12|  2|  0|  0| 
 +^  2022|  10|  2|  1|  0| 
 +^  2023|  7|  2|  0|  0| 
 +^  2024|  6|  2|  0|  0| 
 +^  Total %  ^  58,8%^  30,5%^  10,2%^  0,5%^ 
 + 
 ===== Bibliografia ===== ===== Bibliografia =====
  
-A bibliografia recomendada para cada tema está na seção "Temas e leituras", que você caessa pelo menu lateral.+A bibliografia recomendada para cada tema está na seção "Temas e leituras", que você acessa pelo menu lateral.
  
 Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A [[http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5213-de-02-de-junho-de-2005|Resolução 5213]] da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplina, apenas pelos alunos regularmente inscritos nela.  Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A [[http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5213-de-02-de-junho-de-2005|Resolução 5213]] da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplina, apenas pelos alunos regularmente inscritos nela. 
Linha 160: Linha 167:
  
  
 + 
 ===== Inscrições ===== ===== Inscrições =====
  
-  * Próximo oferecimento: [[http://www.ib.usp.br/cpg/matricula/disciplinas-oferecidas-no-semestre.html|fevereiro de 2019]].  +  * Próximo oferecimento: entre 26 de janeiro e 27 de fevereiro de 2026 (período exato a confirmar) 
-  * Por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de inscrever-se. +  * **Inscrições de 13/10 a 28/11/2025**, através de formulário específico:  
-  +    * Estudantes de pós do IB-USP: preencher e enviar o [[https://drive.google.com/file/d/1UnNN35wW_bRPnch2ugAREGArgNOER8HO/view|formulário de matrícula]] para [[cpg@ib.usp.br]] 
 +    * [[https://pos.ib.usp.br/matricula/especial|Inscrições de quem não tem vínculo com cursos de pós-graduação da USP.]] 
 +    * Estudantes de outras unidades da USP: entrem contato com o serviço de pós-graduação de sua unidade
 +  * Antes de se inscrever, por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de solicitar inscrição. 
 +  * Deferimento da inscrições: até 05/12/2025. 
 +  * Nossa disciplina oferece alguns recursos que visam a inclusão e acessibilidade. Entre em contato com os docentes se quiser conhecer o que já existe, ou para nos enviar suas demandas por novas práticas e recursos, para construirmos uma disciplina cada vez mais acessível
 +  * **MUITO IMPORTANTE:** Se tivermos menos que 10 matrículas não é possível oferecer a disciplina. Confirmaremos dia 15/12/2025 se alcançamos est número mínimo. 
 +  
 + 
  
  
  
start.1557168968.txt.gz · Última modificação: 2019/05/06 18:56 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0