Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

start [2019/05/06 15:56]
paulo [Inscrições]
start [2019/07/19 10:43] (atual)
paulo [Critérios]
Linha 56: Linha 56:
  
 Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis): Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis):
-  * [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]]+  * [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]]
   * [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]]   * [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]]
   * [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]]   * [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]]
Linha 78: Linha 78:
 É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais. É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais.
  
-Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as idéias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. +Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as ideias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. 
  
 ==Participação efetiva em discussões== ==Participação efetiva em discussões==
 +
 Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos:
  
Linha 108: Linha 109:
 ==Dicas para uma moderação efetiva== ==Dicas para uma moderação efetiva==
  
-  * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualuqer interção humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, conversando com outros, e tentando novamente. +  * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualquer interação humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, conversando com outros, e tentando novamente. 
-  * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links do site [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering effective classroom discussions]] (especialmente sessão 6). Quanto mais as perguntas estimularem o pensamento e a integração de ideias melhor.  Evite perguntas que exijam só uma descrição do texto.+  * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links acima (um bom resumo está na sessão 6 de [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering effective classroom discussions]] ). Quanto mais as perguntas estimularem o pensamento e a integração de ideias melhor.  Evite perguntas que exijam só uma descrição do texto.
   * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, dê tempo para seus colegas pensarem.    * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, dê tempo para seus colegas pensarem. 
   * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não.   * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não.
start.1557168968.txt.gz · Última modificação: 2019/05/06 15:56 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0