Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
start [2019/05/06 18:56] – [Inscrições] paulo | start [2025/02/26 18:15] (atual) – [Inscrições] paulo | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | |||
====== Bem-vindo(a) ====== | ====== Bem-vindo(a) ====== | ||
Linha 36: | Linha 35: | ||
==Renata Pardini== | ==Renata Pardini== | ||
- | IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[http://ib.usp.br/dicom]] | + | IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[https://cienciadaconservacao.weebly.com/]] |
'' | '' | ||
Linha 53: | Linha 52: | ||
* [[http:// | * [[http:// | ||
* [[http:// | * [[http:// | ||
- | * [[https:// | + | * {{: |
Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, | Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, | ||
- | * [[http:// | + | * [[https:// |
* [[http:// | * [[http:// | ||
* [[http:// | * [[http:// | ||
Linha 78: | Linha 77: | ||
É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, | É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, | ||
- | Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as idéias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, | + | Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as ideias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, |
==Participação efetiva em discussões== | ==Participação efetiva em discussões== | ||
+ | |||
Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: | Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: | ||
* Prepare-se para a discussão; traga suas questões | * Prepare-se para a discussão; traga suas questões | ||
- | * Esteja | + | * Esteja |
- | * Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas | + | * Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas |
- | * Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, | + | * Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, |
* Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece - é aí que aprendemos! | * Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece - é aí que aprendemos! | ||
- | * Você não precisa saber, mas precisa | + | * Você não precisa saber, mas precisa |
- | * Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, | + | * Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, |
- | * Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas | + | * Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas. |
- | * Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, | + | * Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, |
- | * Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como um parceiro/ colaborador | + | * Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como parceire/ colaboradore |
* Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, | * Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, | ||
- | * Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver | + | * Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver. |
- | * Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todos – respeite | + | * Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todes. É um modeo de aprender coletivamente, |
Linha 108: | Linha 108: | ||
==Dicas para uma moderação efetiva== | ==Dicas para uma moderação efetiva== | ||
- | * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualuqer interção | + | * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualquer interação |
- | * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links do site [[http:// | + | * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links acima (um bom resumo está na sessão 6 de [[https:// |
* Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, | * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, | ||
* A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não. | * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não. | ||
Linha 149: | Linha 149: | ||
^ 2017| 3| 2| 2| 0| | ^ 2017| 3| 2| 2| 0| | ||
^ 2019| 6| 7| 2| 0| | ^ 2019| 6| 7| 2| 0| | ||
- | ^ Total % ^ | + | ^ 2020| 6| 6| 0| 0| |
+ | ^ 2021| 12| 2| 0| 0| | ||
+ | ^ 2022| 10| 2| 1| 0| | ||
+ | ^ 2023| 7| 2| 0| 0| | ||
+ | ^ 2024| 6| 2| 0| 0| | ||
+ | ^ Total % ^ | ||
+ | |||
===== Bibliografia ===== | ===== Bibliografia ===== | ||
- | A bibliografia recomendada para cada tema está na seção "Temas e leituras", | + | A bibliografia recomendada para cada tema está na seção "Temas e leituras", |
Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A [[http:// | Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A [[http:// | ||
Linha 160: | Linha 167: | ||
+ | |||
===== Inscrições ===== | ===== Inscrições ===== | ||
- | * Próximo oferecimento: | + | * Próximo oferecimento: |
- | * Por favor verifique as exigências da disciplina na [[: | + | * **Inscrições de 13/10 a 28/ |
- | | + | * Estudantes de pós do IB-USP: preencher e enviar o [[https://drive.google.com/ |
+ | * [[https:// | ||
+ | * Estudantes de outras unidades da USP: entrem contato com o serviço de pós-graduação de sua unidade. | ||
+ | * Antes de se inscrever, por favor verifique as exigências da disciplina na [[: | ||
+ | * Deferimento da inscrições: | ||
+ | * Nossa disciplina oferece alguns recursos que visam a inclusão e acessibilidade. Entre em contato com os docentes | ||
+ | | ||
+ | |||
+ | |||