Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior |
start [2018/09/26 20:54] – [Inscrições] paulo | start [2025/02/26 18:15] (atual) – [Inscrições] paulo |
---|
| ====== Bem-vindo(a) ====== |
====== Bem vindo(a) ====== | |
| |
Este é o sítio //wiki// de apoio à disciplina Ecologia de Comunidades (BIE5778) dos Programas de Pós-Graduação em [[http://ecologia.ib.usp.br/pos/|Ecologia]] e [[http://www.ib.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=271&Itemid=138|Zoologia]] da USP. | Este é o sítio //wiki// de apoio à disciplina Ecologia de Comunidades (BIE5778) dos Programas de Pós-Graduação em [[http://ecologia.ib.usp.br/pos/|Ecologia]] e [[http://www.ib.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=271&Itemid=138|Zoologia]] da USP. |
* Seleção | * Seleção |
| |
Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, que propõem como diferentes combinações desses mecanismos criam e mantém as comunidades biológicas ([[http://pages.usherbrooke.ca/mvellend/Vellend_CommunityEcology_QRB2010.pdfVellend 2010|Vellend 2010]]). | Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, que propõem como diferentes combinações desses mecanismos criam e mantém as comunidades biológicas ([[http://pages.usherbrooke.ca/mvellend/Vellend_CommunityEcology_QRB2010.pdfVellend 2010|Vellend 2010]], [[https://press.princeton.edu/titles/10914.html|2016]]). |
| |
| |
EACH - USP \\ [[http://lschiesari.wixsite.com/ecologia-aplicada]] | EACH - USP \\ [[http://lschiesari.wixsite.com/ecologia-aplicada]] |
| |
''lschiesari[at]gmail[ponto]com'' | ''lschiesa[at]usp[ponto]br'' |
| |
==Paulo Inácio K. L. Prado== | ==Paulo Inácio K. L. Prado== |
| |
==Renata Pardini== | ==Renata Pardini== |
IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[http://ib.usp.br/dicom]] | IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[https://cienciadaconservacao.weebly.com/]] |
| |
''renatapardini[at]usp[ponto]br'' | ''renatapardini[at]usp[ponto]br'' |
* [[http://www.iflscience.com/technology/how-read-and-understand-scientific-paper-guide-non-scientists|How to read and understand a scientific paper: a guide for non-scientists]]: um ótimo guia feito por Jenifer Raff, uma estudante de pós-graduação. | * [[http://www.iflscience.com/technology/how-read-and-understand-scientific-paper-guide-non-scientists|How to read and understand a scientific paper: a guide for non-scientists]]: um ótimo guia feito por Jenifer Raff, uma estudante de pós-graduação. |
* [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico. | * [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico. |
* [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre o que prestar atenção ao ler um artigo. | * [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre ao que prestar atenção ao ler um artigo. |
* [[https://www.york.ac.uk/media/biology/documents/careers/critical_reading_handout.pdf|Critical reading]]:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico. | * {{:bibliografia:critical_reading_handout.pdf|critical reading}}:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico. |
| |
Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis): | Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis): |
* [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]] | * [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]] |
* [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]] | * [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]] |
* [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]] | * [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]] |
É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais. | É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais. |
| |
Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as idéias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. | Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as ideias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. |
| |
==Participação efetiva em discussões== | ==Participação efetiva em discussões== |
| |
Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: | Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: |
| |
* Prepare-se para a discussão; traga suas questões | * Prepare-se para a discussão; traga suas questões |
* Esteja atento, envolvido e engajado – seja agente ativo da sua educação/ aprendizado | * Esteja atente, envolvide e engajade – seja agente ative da sua educação/ aprendizado |
* Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas do, professor. Importante aprender a conversar e escutar uns aos outros, navegar, negociar e discutir assuntos sérios, e trabalhar em direção a respostas entre colegas | * Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas dos, professores. Importante aprender a conversar e escutar uns aos outros, navegar, negociar e discutir assuntos sérios, e trabalhar em direção a respostas entre colegas. |
* Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, discordando, mas mais importante, especulando, questionando, analisando, comprometendo-se – antes de adicionar nova contribuição/ questão – pensar como uma corrida de revezamento! | * Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, discordando, mas mais importante, especulando, questionando, analisando, comprometendo-se – antes de adicionar nova contribuição/ questão – pensar como uma construção coletiva em que você recebe algo trabalhado por alguém, e deve passar adiante adicionando seu trabalho. |
* Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece - é aí que aprendemos! | * Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece - é aí que aprendemos! |
* Você não precisa saber, mas precisa pensar! Seja responsável por pensar em uma resposta, por especular, por imaginar em voz alta. | * Você não precisa saber, mas precisa refletir. Seja responsável por pensar em uma resposta, por especular, por imaginar em voz alta. |
* Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, instantâneas, estomacais; respostas são ponderadas/ consideradas/ pensadas/ analíticas | * Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, instantâneas, estomacais; respostas são ponderadas/ consideradas/ pensadas/ analíticas. |
* Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas | * Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas. |
* Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, compartilhe a responsabilidade, discorde produtivamente, trabalhe para um entendimento mais profundo | * Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, compartilhe a responsabilidade, discorde produtivamente, trabalhe para um entendimento mais profundo. |
* Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como um parceiro/ colaborador | * Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como parceire/ colaboradore |
* Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, por exemplo) | * Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, por exemplo) |
* Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver | * Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver. |
* Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todos – respeite a discussão e seus colegas! | * Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todes. É um modeo de aprender coletivamente, pelo respeitar, valorização e cuidado com a diversidade de pensamento e existências presentes na discussão. |
| |
| |
No caso da nossa disciplina, uma boa estratégia é começar a discussão pelo artigo clássico e depois seguir para o artigo mais contemporâneo, fechando com uma comparação entre eles. Uma vez que a discussão dura 3 horas, grosseiramente pode-se planejar dois períodos de 1h-1h15 de discussão, um para cada artigo, separados por um intervalo de meia hora. | No caso da nossa disciplina, uma boa estratégia é começar a discussão pelo artigo clássico e depois seguir para o artigo mais contemporâneo, fechando com uma comparação entre eles. Uma vez que a discussão dura 3 horas, grosseiramente pode-se planejar dois períodos de 1h-1h15 de discussão, um para cada artigo, separados por um intervalo de meia hora. |
| |
Em cada artigo, possivelmente a questão mais básica a ser identificada é a(s) hipótese(s) sendo explícita ou implicitamente testada(s). Uma boa maneira de formular ou reformular uma hipótese é usar o formato ´SE... ENTÃO...´ ou, de maneira ainda mais completa, ´SE... ENTÃO... PORQUE´. ´SE´ explicita as premissas. ´ENTÃO´ enuncia a previsão do resultado que corroboraria a hipótese formulada (com o benefício adicional de explicitar se o que terá que ser demonstrado ou medido é operacional). ´PORQUE´ explicita o mecanismo gerando o resultado. Claro que durante a discussão é importante se certificar que todos entenderam os métodos e resultados (se for o caso, indo de gráfico em gráfico) e a mensagem do texto, mas uma discussão de artigo deve ser bem mais do que uma leitura coletiva. Implica em avaliar tanto a qualidade técnica e a lógica interna do artigo – inclusive se as conclusões seguem de fato os resultados – como traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas. | O material nos links acima podem auxiliar com dicas adicionais de como planejar uma moderação de discussão em sala de aula. A seguir vai nosso resumo destas dicas: |
| |
O material nos links acima podem auxiliar com dicas adicionais de como planejar uma moderação de discussão em sala de aula. | ==Dicas para uma moderação efetiva== |
| |
| * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualquer interação humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, conversando com outros, e tentando novamente. |
| * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links acima (um bom resumo está na sessão 6 de [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering effective classroom discussions]] ). Quanto mais as perguntas estimularem o pensamento e a integração de ideias melhor. Evite perguntas que exijam só uma descrição do texto. |
| * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, dê tempo para seus colegas pensarem. |
| * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não. |
| * Moderadores(as) dão o tom: (1) cultive a discussão respeitosa e um ambiente de curiosidade intelectual; (2) modere mas não domine, estimule que a discussão seja mantida e dirigida por todos (estimulando que se responda/ discuta/ comente/ explore o que veio antes, antes de mudar de assunto, por exemplo); (3) preocupe-se em criar momentos para que o grupo consiga resumir os progressos de entendimento que a discussão trouxe; (4) estimule que os participantes reflitam sobre a sua participação na discussão. |
| * Procure garantir que todas as ideias sejam ouvidas, mas esforce-se para manter o grupo focado, escolhendo os caminhos nos quais gastar mais tempo e quando é melhor cortar a discussão |
| * Não tenha medo quando a discussão vai para tópicos que você não domina; abrace a discussão genuína e a troca de ideias e conhecimentos. |
| |
=== Trabalho final === | === Trabalho final === |
^ 2016| 12| 6| 0| 1| | ^ 2016| 12| 6| 0| 1| |
^ 2017| 3| 2| 2| 0| | ^ 2017| 3| 2| 2| 0| |
^ Total % ^ 54%^ 31%^ 14%^ 1%^ | ^ 2019| 6| 7| 2| 0| |
| ^ 2020| 6| 6| 0| 0| |
| ^ 2021| 12| 2| 0| 0| |
| ^ 2022| 10| 2| 1| 0| |
| ^ 2023| 7| 2| 0| 0| |
| ^ 2024| 6| 2| 0| 0| |
| ^ Total % ^ 58,8%^ 30,5%^ 10,2%^ 0,5%^ |
| |
===== Bibliografia ===== | ===== Bibliografia ===== |
| |
A [[http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5213-de-02-de-junho-de-2005|Resolução 5213]] da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplina, apenas pelos alunos regularmente inscritos nela. | A bibliografia recomendada para cada tema está na seção "Temas e leituras", que você acessa pelo menu lateral. |
| |
Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. | Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A [[http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5213-de-02-de-junho-de-2005|Resolução 5213]] da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplina, apenas pelos alunos regularmente inscritos nela. |
| |
| |
| |
| |
| |
| |
===== Inscrições ===== | ===== Inscrições ===== |
| |
* Próximo oferecimento: [[http://www.ib.usp.br/cpg/matricula/disciplinas-oferecidas-no-semestre.html|fevereiro de 2019]]. | * Próximo oferecimento: entre 26 de janeiro e 27 de fevereiro de 2026 (período exato a confirmar) |
* **Matrícula de 5 a 30 de novembro de 2018**, através de formulário específico, na [[http://www.ib.usp.br/cpg/|secretaria de pós graduação do IBUSP]] (ou da unidade USP de origem do aluno). | * **Inscrições de 13/10 a 28/11/2025**, através de formulário específico: |
* Por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de inscrever-se. | * Estudantes de pós do IB-USP: preencher e enviar o [[https://drive.google.com/file/d/1UnNN35wW_bRPnch2ugAREGArgNOER8HO/view|formulário de matrícula]] para [[cpg@ib.usp.br]] |
* Caso tenha alguma dificuladade em inscrever-se entre em contato com os professores. | * [[https://pos.ib.usp.br/matricula/especial|Inscrições de quem não tem vínculo com cursos de pós-graduação da USP.]] |
| * Estudantes de outras unidades da USP: entrem contato com o serviço de pós-graduação de sua unidade. |
| * Antes de se inscrever, por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de solicitar inscrição. |
| * Deferimento da inscrições: até 05/12/2025. |
| * Nossa disciplina oferece alguns recursos que visam a inclusão e acessibilidade. Entre em contato com os docentes se quiser conhecer o que já existe, ou para nos enviar suas demandas por novas práticas e recursos, para construirmos uma disciplina cada vez mais acessível. |
| * **MUITO IMPORTANTE:** Se tivermos menos que 10 matrículas não é possível oferecer a disciplina. Confirmaremos dia 15/12/2025 se alcançamos est número mínimo. |
| |
| |
| |
| |
| |