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start [2019/05/06 18:56] – [Inscrições] paulo
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 +====== Bem-vindo(a) ======
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 +Este é o sítio //wiki// de apoio à disciplina Ecologia de Comunidades (BIE5778) dos Programas de Pós-Graduação em [[http://ecologia.ib.usp.br/pos/|Ecologia]] e  [[http://www.ib.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=271&Itemid=138|Zoologia]] da USP.
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 +===== Conteúdo =====
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 +[[:figabert|{{:hutchinson_naeem_cartoon_sem_legenda.png?200   |G.E. Hutchinson e Santa Rosalia}}]]
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 +Comunidades biológicas são conjuntos de populações de espécies em um dado local e momento. 
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 +A Ecologia de Comunidades identifica os padrões de riqueza, abundância e composição de espécies nas comunidades biológicas, e os mecanismos que criam esses padrões. De maneira análoga à Teoria Evolutiva moderna, tais mecanismos pertencem a quatro grandes classes:
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 +     * Especiação
 +     * Dispersão
 +     * Deriva
 +     * Seleção
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 +Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, que propõem como diferentes combinações desses mecanismos criam e mantém as comunidades biológicas ([[http://pages.usherbrooke.ca/mvellend/Vellend_CommunityEcology_QRB2010.pdfVellend 2010|Vellend 2010]], [[https://press.princeton.edu/titles/10914.html|2016]]).
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 +===== Instrutores =====
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 +==== Professores ====
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 +==Luis Schiesari== 
 +EACH - USP \\ [[http://lschiesari.wixsite.com/ecologia-aplicada]]
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 +''lschiesa[at]usp[ponto]br''
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 +==Paulo Inácio K. L. Prado== 
 +IB - USP, Depto. de Ecologia \\ [[http://ecologia.ib.usp.br/let]]
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 +''prado[at]ib[ponto]usp[ponto]br''
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 +==Renata Pardini== 
 +IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[http://ib.usp.br/dicom]]
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 +''renatapardini[at]usp[ponto]br''
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 +===== Metodologia de Ensino =====
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 +===Discussões de artigos===
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 +O cerne da disciplina são discussões de artigos relacionados a cada um dos temas, com duração de 90 minutos por artigo. Cada discussão é mediada por uma dupla de alunos.
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 +==Links úteis==
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 +Links com dicas sobre como ler criticamente artigos científicos:
 +  * [[http://www.iflscience.com/technology/how-read-and-understand-scientific-paper-guide-non-scientists|How to read and understand a scientific paper: a guide for non-scientists]]: um ótimo guia feito por Jenifer Raff, uma estudante de pós-graduação.
 +  * [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico.
 +  * [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre ao que prestar atenção ao ler um artigo.
 +  * [[https://www.york.ac.uk/media/biology/documents/careers/critical_reading_handout.pdf|Critical reading]]:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico.
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 +Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis):
 +  * [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]]
 +  * [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]]
 +  * [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]]
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 +===Exercícios===
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 +Práticas em computador: análises e simulações do portal [[http://ecovirtual.ib.usp.br|EcoVirtual]].
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 +===Aulas Teóricas===
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 +Palestras dos professores, para contextualizar o tema de forma mais ampla, após as discussões dos artigos. 
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 +===== Avaliação =====
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 +==== Critérios ====
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 +=== Participação nas atividades ===
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 +É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais.
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 +Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as idéias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. 
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 +==Participação efetiva em discussões==
 +Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos:
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 +  * Prepare-se para a discussão; traga suas questões
 +  * Esteja atento, envolvido e engajado – seja agente ativo da sua educação/ aprendizado 
 +  * Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas do, professor. Importante aprender a conversar e escutar uns aos outros, navegar, negociar e discutir assuntos sérios, e trabalhar em direção a respostas entre colegas 
 +  * Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, discordando, mas mais importante, especulando, questionando, analisando, comprometendo-se – antes de adicionar nova contribuição/ questão – pensar como uma corrida de revezamento!
 +  * Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece -  é aí que aprendemos! 
 +  * Você não precisa saber, mas precisa pensar! Seja responsável por pensar em uma resposta, por especular, por imaginar em voz alta. 
 +  * Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, instantâneas, estomacais; respostas são ponderadas/ consideradas/ pensadas/ analíticas
 +  * Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas 
 +  * Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, compartilhe a responsabilidade, discorde produtivamente, trabalhe para um entendimento mais profundo
 +  * Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como um parceiro/ colaborador
 +  * Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, por exemplo)
 +  * Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver   
 +  * Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todos – respeite a discussão e seus colegas!
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 +=== Moderação da Discussão ===
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 +Os moderadores serão responsáveis por conduzir a discussão dos artigos. Para tanto, sugerimos que, anteriormente à aula, discutam entre si os artigos, identificando tópicos que considerem importantes para a discussão em classe. A partir destes, planejem uma estratégia para encorajar a participação dos colegas, com o objetivo de que exponham sua avaliação crítica (1) dos artigos e suas implicações e (2) da relação entre os dois artigos do mesmo tema e destes com aqueles de aulas passadas. Neste caminho, é essencial que os moderadores resgatem a discussão de eventuais impasses infrutíferos, e garantam que a discussão abranja os tópicos identificados como importantes de ambos os artigos no tempo disponível. É importante também evitar que a discussão seja dominada por um ou poucos alunos, pois a discussão torna-se tediosa e a participação de alunos menos experientes ou naturalmente menos vocais é intimidada. 
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 +No caso da nossa disciplina, uma boa estratégia é começar a discussão pelo artigo clássico e depois seguir para o artigo mais contemporâneo, fechando com uma comparação entre eles. Uma vez que a discussão dura 3 horas, grosseiramente pode-se planejar dois períodos de 1h-1h15 de discussão, um para cada artigo, separados por um intervalo de meia hora.
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 +O material nos links acima podem auxiliar com dicas adicionais de como planejar uma moderação de discussão em sala de aula. A seguir vai nosso resumo destas dicas:
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 +==Dicas para uma moderação efetiva==
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 +  * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualuqer interção humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, conversando com outros, e tentando novamente.
 +  * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links do site [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering effective classroom discussions]] (especialmente sessão 6). Quanto mais as perguntas estimularem o pensamento e a integração de ideias melhor.  Evite perguntas que exijam só uma descrição do texto.
 +  * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, dê tempo para seus colegas pensarem. 
 +  * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não.
 +  * Moderadores(as) dão o tom: (1) cultive a discussão respeitosa e um ambiente de curiosidade intelectual; (2) modere mas não domine, estimule que a discussão seja mantida e dirigida por todos (estimulando que se responda/ discuta/ comente/ explore o que veio antes, antes de mudar de assunto, por exemplo); (3) preocupe-se em criar momentos para que o grupo consiga resumir os progressos de entendimento que a discussão trouxe; (4) estimule que os participantes reflitam sobre a sua participação na discussão.
 +  * Procure garantir que todas as ideias sejam ouvidas, mas esforce-se para manter o grupo focado, escolhendo os caminhos nos quais gastar mais tempo e quando é melhor cortar a discussão
 +  * Não tenha medo quando a discussão vai para tópicos que você não domina; abrace a discussão genuína e a troca de ideias e conhecimentos.
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 +=== Trabalho final ===
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 +Cada alunos escreve um ensaio sobre o impacto em sua pesquisa de um dos conceitos abordados na disciplina. Consulte a seção de ensaios para saber mais.
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 +==== Cálculos ====
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 +=== Pesos ===
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 +  * Participação: peso 3
 +  * Mediação: peso 2
 +  * Ensaio: peso 5
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 +=== Conceito Final ===
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 +  * Menos que 5,0 : R
 +  * Entre 5,0 e menos que 6,5: C
 +  * Entre 6,5 e menos que 8,0 : B
 +  * 8,0 ou mais: A
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 +=== Histórico de Conceitos ===
 +Número de alunos com  cada conceito desde a criação da disciplina
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 +^Ano^Conceito A^Conceito B^Conceito C^ Conceito R^
 +^  2009|  12|  4|  1|  0|
 +^  2010|  2|  6|  4|   0|
 +^  2011|  7|  1|  4|  0|
 +^  2012|  9|  4|  0|  0|
 +^  2013|  6|  7|  1|  0|
 +^  2014|  6|  3|  3|  0|
 +^  2016|  12|  6|  0|  1|
 +^  2017|  3|  2|  2|  0|
 +^  2019|  6|  7|  2|  0|
 +^  Total %  ^  52%^  33%^  14%^  1%^
 +===== Bibliografia =====
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 +A bibliografia recomendada para cada tema está na seção "Temas e leituras", que você caessa pelo menu lateral.
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 +Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A [[http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5213-de-02-de-junho-de-2005|Resolução 5213]] da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplina, apenas pelos alunos regularmente inscritos nela. 
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 +===== Inscrições =====
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 +  * Próximo oferecimento: [[http://www.ib.usp.br/cpg/matricula/disciplinas-oferecidas-no-semestre.html|fevereiro de 2019]]. 
 +  * Por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de inscrever-se.
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start.txt · Última modificação: 2024/01/11 12:21 por paulo
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