Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
— | start [2019/02/06 18:09] – [Metodologia de Ensino] paulo | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | |||
+ | ====== Bem-vindo(a) ====== | ||
+ | |||
+ | Este é o sítio //wiki// de apoio à disciplina Ecologia de Comunidades (BIE5778) dos Programas de Pós-Graduação em [[http:// | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ===== Conteúdo ===== | ||
+ | |||
+ | [[: | ||
+ | |||
+ | Comunidades biológicas são conjuntos de populações de espécies em um dado local e momento. | ||
+ | |||
+ | A Ecologia de Comunidades identifica os padrões de riqueza, abundância e composição de espécies nas comunidades biológicas, | ||
+ | |||
+ | * Especiação | ||
+ | * Dispersão | ||
+ | * Deriva | ||
+ | * Seleção | ||
+ | |||
+ | Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ===== Instrutores ===== | ||
+ | |||
+ | ==== Professores ==== | ||
+ | |||
+ | ==Luis Schiesari== | ||
+ | EACH - USP \\ [[http:// | ||
+ | |||
+ | '' | ||
+ | |||
+ | ==Paulo Inácio K. L. Prado== | ||
+ | IB - USP, Depto. de Ecologia \\ [[http:// | ||
+ | |||
+ | '' | ||
+ | |||
+ | ==Renata Pardini== | ||
+ | IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[http:// | ||
+ | |||
+ | '' | ||
+ | |||
+ | ===== Metodologia de Ensino ===== | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ===Discussões de artigos=== | ||
+ | |||
+ | O cerne da disciplina são discussões de artigos relacionados a cada um dos temas, com duração de 90 minutos por artigo. Cada discussão é mediada por uma dupla de alunos. | ||
+ | |||
+ | ==Links úteis== | ||
+ | |||
+ | Links com dicas sobre como ler criticamente artigos científicos: | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[https:// | ||
+ | |||
+ | Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | * [[http:// | ||
+ | |||
+ | ===Exercícios=== | ||
+ | |||
+ | Práticas em computador: análises e simulações do portal [[http:// | ||
+ | |||
+ | ===Aulas Teóricas=== | ||
+ | |||
+ | Palestras dos professores, | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | ===== Avaliação ===== | ||
+ | |||
+ | ==== Critérios ==== | ||
+ | |||
+ | === Participação nas atividades === | ||
+ | |||
+ | É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, | ||
+ | |||
+ | Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as idéias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, | ||
+ | |||
+ | ==Participação efetiva em discussões== | ||
+ | Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: | ||
+ | |||
+ | * Prepare-se para a discussão; traga suas questões | ||
+ | * Esteja atento, envolvido e engajado – seja agente ativo da sua educação/ aprendizado | ||
+ | * Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas do, professor. Importante aprender a conversar e escutar uns aos outros, navegar, negociar e discutir assuntos sérios, e trabalhar em direção a respostas entre colegas | ||
+ | * Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, | ||
+ | * Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece - é aí que aprendemos! | ||
+ | * Você não precisa saber, mas precisa pensar! Seja responsável por pensar em uma resposta, por especular, por imaginar em voz alta. | ||
+ | * Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, | ||
+ | * Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas | ||
+ | * Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, | ||
+ | * Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como um parceiro/ colaborador | ||
+ | * Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, | ||
+ | * Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver | ||
+ | * Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todos – respeite a discussão e seus colegas! | ||
+ | |||
+ | |||
+ | === Moderação da Discussão === | ||
+ | |||
+ | Os moderadores serão responsáveis por conduzir a discussão dos artigos. Para tanto, sugerimos que, anteriormente à aula, discutam entre si os artigos, identificando tópicos que considerem importantes para a discussão em classe. A partir destes, planejem uma estratégia para encorajar a participação dos colegas, com o objetivo de que exponham sua avaliação crítica (1) dos artigos e suas implicações e (2) da relação entre os dois artigos do mesmo tema e destes com aqueles de aulas passadas. Neste caminho, é essencial que os moderadores resgatem a discussão de eventuais impasses infrutíferos, | ||
+ | |||
+ | No caso da nossa disciplina, uma boa estratégia é começar a discussão pelo artigo clássico e depois seguir para o artigo mais contemporâneo, | ||
+ | |||
+ | O material nos links acima podem auxiliar com dicas adicionais de como planejar uma moderação de discussão em sala de aula. A seguir vai nosso resumo destas dicas: | ||
+ | |||
+ | ==Dicas para uma moderação efetiva== | ||
+ | |||
+ | * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualuqer interção humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, | ||
+ | * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links do site [[http:// | ||
+ | * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, | ||
+ | * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não. | ||
+ | * Moderadores(as) dão o tom: (1) cultive a discussão respeitosa e um ambiente de curiosidade intelectual; | ||
+ | * Procure garantir que todas as ideias sejam ouvidas, mas esforce-se para manter o grupo focado, escolhendo os caminhos nos quais gastar mais tempo e quando é melhor cortar a discussão | ||
+ | * Não tenha medo quando a discussão vai para tópicos que você não domina; abrace a discussão genuína e a troca de ideias e conhecimentos. | ||
+ | |||
+ | === Trabalho final === | ||
+ | |||
+ | Cada alunos escreve um ensaio sobre o impacto em sua pesquisa de um dos conceitos abordados na disciplina. Consulte a seção de ensaios para saber mais. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ==== Cálculos ==== | ||
+ | |||
+ | === Pesos === | ||
+ | |||
+ | * Participação: | ||
+ | * Mediação: peso 2 | ||
+ | * Ensaio: peso 5 | ||
+ | |||
+ | === Conceito Final === | ||
+ | |||
+ | * Menos que 5,0 : R | ||
+ | * Entre 5,0 e menos que 6,5: C | ||
+ | * Entre 6,5 e menos que 8,0 : B | ||
+ | * 8,0 ou mais: A | ||
+ | |||
+ | === Histórico de Conceitos === | ||
+ | Número de alunos com cada conceito desde a criação da disciplina | ||
+ | |||
+ | ^Ano^Conceito A^Conceito B^Conceito C^ Conceito R^ | ||
+ | ^ 2009| 12| 4| 1| 0| | ||
+ | ^ 2010| 2| 6| 4| 0| | ||
+ | ^ 2011| 7| 1| 4| 0| | ||
+ | ^ 2012| 9| 4| 0| 0| | ||
+ | ^ 2013| 6| 7| 1| 0| | ||
+ | ^ 2014| 6| 3| 3| 0| | ||
+ | ^ 2016| 12| 6| 0| 1| | ||
+ | ^ 2017| 3| 2| 2| 0| | ||
+ | ^ Total % ^ 54%^ 31%^ 14%^ 1%^ | ||
+ | ===== Bibliografia ===== | ||
+ | |||
+ | A bibliografia recomendada para cada tema está na seção "Temas e leituras", | ||
+ | |||
+ | Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A [[http:// | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | ===== Inscrições ===== | ||
+ | |||
+ | * Próximo oferecimento: | ||
+ | * **Matrícula de 5 a 30 de novembro de 2018**, através de formulário específico, | ||
+ | * Por favor verifique as exigências da disciplina na [[: | ||
+ | * Caso tenha alguma dificuladade em inscrever-se entre em contato com os professores. | ||
+ | |||
+ | |||