Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
avaliacao [2019/12/06 19:03] – paulo | avaliacao [2023/05/12 22:55] (atual) – [Impactos da disciplina, positivos e negativos] paulo | ||
---|---|---|---|
Linha 6: | Linha 6: | ||
Registro das avaliações da disciplina feitas pelos(as) estudantes. | Registro das avaliações da disciplina feitas pelos(as) estudantes. | ||
+ | ===== 2023 ===== | ||
+ | |||
+ | ==== Impactos da disciplina, positivos e negativos ==== | ||
+ | |||
+ | * Sabe-se que é uma disciplina pesada, densa, que demanda tempo. Mas ganha-se confiança de que é possível cumprir os objetivos, como ter uma rotina de leitura. | ||
+ | * O material de leitura e a mensagem inicial assustam um pouco. Para outras pessoas a mensagem passa uma mensagem clara e adequada. | ||
+ | * Discussões renderam bastante, e há mesmo o clima de que sei que não sei, o que é ótimo. | ||
+ | * Disciplina em que se aprender muito, o que se deve ao formato (leituras, discussões mediadas pelos próprios estudantes). Funciona também ter primeiro as discussões e depois uma palestra de síntese. | ||
+ | * Formato da sala (sala de aula do Depto de Ecologia) contribui para as discussões. | ||
+ | * Contribui também que as discussões foram bastante horizontais. | ||
+ | * Deu mais confiança sobre conteúdos de ecologia para a pesquisa de pós. | ||
+ | * A disciplina proporcionou ganho de autonomia. No início sente-se com pouco repertório (inclusive comparado com a turma), e a tarefa de moderar ajudou a se apropriar do conteúdo e conhecimento. | ||
+ | * Uma evidência de ganho de autonomia é que muitos autores citados pelo Vellend. | ||
+ | * Saimos fortalecidos, | ||
+ | * Aos poucos entende-se que moderar não implica em saber tudo ou mais que todos sobre o tema e os artigos. | ||
+ | * Após o susto, termina-se com a sensação de que faz sentido. | ||
+ | * Houve piora de aproveitamento na última semana. | ||
+ | * Louvável a postura dos professores nas discussões, | ||
+ | * Dão protagonismo aos estudantes | ||
+ | * O grupo fez muita diferença, se apoiou e cooperou nas discussões e nas atividades. | ||
+ | * Desenvolve habilidade de leitura. | ||
+ | * Dá um panorama histórico e conceitual de desenvolvimento do campo, e também mostra muitas das sutilezas e armadilhas do campo. Dá um bom mapa. | ||
+ | * Mesmo para quem já fez outras disciplina de ecologia de comunidades serviu como um resgate, especialmente devido à pandemia. | ||
+ | * Excelente ser presencial | ||
+ | * Fascinante os professores terem dúvidas. | ||
+ | * Exercícios ajudam a perceber que é possível entender o essencial dos modelos. | ||
+ | * Nível de complexidade dos temas e artigos vão gradativamente aumentando. Importante saber e avisar que a isso vai se intensificando. | ||
+ | * Porque foi sofrido ou cansativo: | ||
+ | * Segundas são dias mais difíceis, porque teria que ler os artigos antes ou fica para o fim de semana. Pessoas que moram em outras cidades têm as viagens de volta, e leram os artigos no ônibus. | ||
+ | * Margem apertada: imprevistos ou mal-estar no dia de leitura dos artigos desestruturam completamente. | ||
+ | * Tempo de deslocamento até a USP, que pode chegar a duas horas, é um desgaste. | ||
+ | * A pessoa pode não estar no melhor momento, mas não terá outra oportunidade de fazer a disciplina. Para saúde mental disciplina intensivas são especialmente demandantes. | ||
+ | |||
+ | ==== Sugestões ==== | ||
+ | |||
+ | * Estender a disciplina por mais uma semana, com menos aulas por semana. Mas também se pontuou que um curso intensivo tem suas vantagens, por ser uma imersão. | ||
+ | * Contrapontos: | ||
+ | * Cansaço faz parte da entrega, da adesão à proposta. | ||
+ | * Estender por mais semanas pode ser desgastante também, e é pouco viável para os profs. Também é inviável sobrepor com a semana de recepção de alunos. | ||
+ | * Outras soluções: diminuir conteúdo; ter mais pausas ou distribuir as que existem melhor; criar espaços para a turma expressar seu estado de cansaço e capacidade de seguir no mesmo ritmo (ou necessidade de ajustes), e espaços para conversas individuais sobre imprevistos e outras questões pessoais. | ||
+ | * Iniciar as aulas um pouco mais tarde ou mesmo ter aulas à noite. | ||
+ | * Fazer algumas atividades online, para poupar o deslocamento até a USP. | ||
+ | * Última semana foi mais cansativa porque não teve intervalos pelos exercícios, | ||
+ | * Ter exercícios também sobre os processos de dispersão e especiação. Ideias: modelo com diferentes níveis de dispersão (Mouqet & Loureau?), um exercício que compare espaço explícito e implícito. | ||
+ | * Cronograma: sugere-se ter as aulas de teorias neutra e biogeografia antes dos exercícios. As aulas antes contextualizariam melhor exercício. | ||
=====2019===== | =====2019===== |