Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
avaliacao [2019/12/05 01:21] pauloavaliacao [2023/05/12 22:55] (atual) – [Impactos da disciplina, positivos e negativos] paulo
Linha 1: Linha 1:
 ~~NOTOC~~ ~~NOTOC~~
 +
 {{  :vida_balanco.gif?  }} {{  :vida_balanco.gif?  }}
 ====== Avaliação da disciplina ====== ====== Avaliação da disciplina ======
Linha 5: Linha 6:
 Registro das avaliações da disciplina feitas pelos(as) estudantes. Registro das avaliações da disciplina feitas pelos(as) estudantes.
  
 +===== 2023 =====
 +
 +==== Impactos da disciplina, positivos e negativos ====
 +
 +  * Sabe-se que é uma disciplina pesada, densa, que demanda tempo. Mas ganha-se confiança de que é possível cumprir os objetivos, como ter uma rotina de leitura.
 +  * O material de leitura e a mensagem inicial assustam um pouco. Para outras pessoas a mensagem passa uma mensagem clara e adequada.
 +  * Discussões renderam bastante, e há mesmo o clima de que sei que não sei, o que é ótimo.
 +  * Disciplina em que se aprender muito, o que se deve ao formato (leituras, discussões mediadas pelos próprios estudantes). Funciona também ter primeiro as discussões e depois uma palestra de síntese.
 +  * Formato da sala (sala de aula do Depto de Ecologia) contribui para as discussões.
 +  * Contribui também que as discussões foram bastante horizontais. 
 +  * Deu mais confiança sobre conteúdos de ecologia para a pesquisa de pós.
 +  * A disciplina proporcionou ganho de autonomia. No início sente-se com pouco repertório (inclusive comparado com a turma), e a tarefa de moderar ajudou a se apropriar do conteúdo e conhecimento.
 +  * Uma evidência de ganho de autonomia é que muitos autores citados pelo Vellend.
 +  * Saimos fortalecidos, e questionando minha visão de mundo.
 +  * Aos poucos entende-se que moderar não implica em saber tudo ou mais que todos sobre o tema e os artigos.
 +  * Após o susto, termina-se com a sensação de que faz sentido.
 +  * Houve piora de aproveitamento na última semana.
 +  * Louvável a postura dos professores nas discussões, acolhendo as falas. Também acolhem as sugestões desta autoavaliação.
 +  * Dão protagonismo aos estudantes
 +  * O grupo fez muita diferença, se apoiou e cooperou nas discussões e nas atividades.
 +  * Desenvolve habilidade de leitura.
 +  * Dá um panorama histórico e conceitual de desenvolvimento do campo, e também mostra muitas das sutilezas e armadilhas do campo. Dá um bom mapa.
 +  * Mesmo para quem já fez outras disciplina de ecologia de comunidades serviu como um resgate, especialmente devido à pandemia.
 +  * Excelente ser presencial
 +  * Fascinante os professores terem dúvidas.
 +  * Exercícios ajudam a perceber que é possível entender o essencial dos modelos.
 +  * Nível de complexidade dos temas e artigos vão gradativamente aumentando. Importante saber e avisar que a isso vai se intensificando.
 +  * Porque foi sofrido ou cansativo:
 +    * Segundas são dias mais difíceis, porque teria que ler os artigos antes ou fica para o fim de semana. Pessoas que moram em outras cidades têm as viagens de volta, e leram os artigos no ônibus.
 +    * Margem apertada: imprevistos ou mal-estar no dia de leitura dos artigos desestruturam completamente.
 +    * Tempo de deslocamento até a USP, que pode chegar a duas horas, é um desgaste.
 +    * A pessoa pode não estar no melhor momento, mas não terá outra oportunidade de fazer a disciplina. Para saúde mental disciplina intensivas são especialmente demandantes.
 +
 +==== Sugestões ====
 +
 +  * Estender a disciplina por mais uma semana, com menos aulas por semana. Mas também se pontuou que  um curso intensivo tem suas vantagens, por ser uma imersão.
 +    * Contrapontos:
 +      * Cansaço faz parte da entrega, da adesão à proposta.
 +      * Estender por mais semanas pode ser desgastante também, e é pouco viável para os profs. Também é inviável sobrepor com a semana de recepção de alunos.
 +      * Outras soluções: diminuir conteúdo; ter mais pausas ou distribuir as que existem melhor; criar espaços para a turma expressar seu estado de cansaço e capacidade de seguir no mesmo ritmo (ou necessidade de ajustes), e espaços para conversas individuais sobre imprevistos e outras questões pessoais.
 +      * Iniciar as aulas um pouco mais tarde ou mesmo ter aulas à noite.
 +      * Fazer algumas atividades online, para poupar o deslocamento até a USP.
 +  * Última semana foi mais cansativa porque não teve intervalos pelos exercícios, que se seguiu ao carnaval.
 +  * Ter exercícios também sobre os processos de dispersão e especiação. Ideias: modelo com diferentes níveis de dispersão (Mouqet & Loureau?), um exercício que compare espaço explícito e implícito.
 +  * Cronograma: sugere-se ter as aulas de teorias neutra e biogeografia antes dos exercícios. As aulas antes contextualizariam melhor exercício.
  
 =====2019===== =====2019=====
avaliacao.1575508871.txt.gz · Última modificação: 2019/12/05 01:21 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0