Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
avaliacao [2019/12/05 01:19] – [2017] paulo | avaliacao [2023/05/12 22:55] (atual) – [Impactos da disciplina, positivos e negativos] paulo | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
+ | |||
{{ : | {{ : | ||
====== Avaliação da disciplina ====== | ====== Avaliação da disciplina ====== | ||
Linha 5: | Linha 6: | ||
Registro das avaliações da disciplina feitas pelos(as) estudantes. | Registro das avaliações da disciplina feitas pelos(as) estudantes. | ||
+ | ===== 2023 ===== | ||
+ | |||
+ | ==== Impactos da disciplina, positivos e negativos ==== | ||
+ | |||
+ | * Sabe-se que é uma disciplina pesada, densa, que demanda tempo. Mas ganha-se confiança de que é possível cumprir os objetivos, como ter uma rotina de leitura. | ||
+ | * O material de leitura e a mensagem inicial assustam um pouco. Para outras pessoas a mensagem passa uma mensagem clara e adequada. | ||
+ | * Discussões renderam bastante, e há mesmo o clima de que sei que não sei, o que é ótimo. | ||
+ | * Disciplina em que se aprender muito, o que se deve ao formato (leituras, discussões mediadas pelos próprios estudantes). Funciona também ter primeiro as discussões e depois uma palestra de síntese. | ||
+ | * Formato da sala (sala de aula do Depto de Ecologia) contribui para as discussões. | ||
+ | * Contribui também que as discussões foram bastante horizontais. | ||
+ | * Deu mais confiança sobre conteúdos de ecologia para a pesquisa de pós. | ||
+ | * A disciplina proporcionou ganho de autonomia. No início sente-se com pouco repertório (inclusive comparado com a turma), e a tarefa de moderar ajudou a se apropriar do conteúdo e conhecimento. | ||
+ | * Uma evidência de ganho de autonomia é que muitos autores citados pelo Vellend. | ||
+ | * Saimos fortalecidos, | ||
+ | * Aos poucos entende-se que moderar não implica em saber tudo ou mais que todos sobre o tema e os artigos. | ||
+ | * Após o susto, termina-se com a sensação de que faz sentido. | ||
+ | * Houve piora de aproveitamento na última semana. | ||
+ | * Louvável a postura dos professores nas discussões, | ||
+ | * Dão protagonismo aos estudantes | ||
+ | * O grupo fez muita diferença, se apoiou e cooperou nas discussões e nas atividades. | ||
+ | * Desenvolve habilidade de leitura. | ||
+ | * Dá um panorama histórico e conceitual de desenvolvimento do campo, e também mostra muitas das sutilezas e armadilhas do campo. Dá um bom mapa. | ||
+ | * Mesmo para quem já fez outras disciplina de ecologia de comunidades serviu como um resgate, especialmente devido à pandemia. | ||
+ | * Excelente ser presencial | ||
+ | * Fascinante os professores terem dúvidas. | ||
+ | * Exercícios ajudam a perceber que é possível entender o essencial dos modelos. | ||
+ | * Nível de complexidade dos temas e artigos vão gradativamente aumentando. Importante saber e avisar que a isso vai se intensificando. | ||
+ | * Porque foi sofrido ou cansativo: | ||
+ | * Segundas são dias mais difíceis, porque teria que ler os artigos antes ou fica para o fim de semana. Pessoas que moram em outras cidades têm as viagens de volta, e leram os artigos no ônibus. | ||
+ | * Margem apertada: imprevistos ou mal-estar no dia de leitura dos artigos desestruturam completamente. | ||
+ | * Tempo de deslocamento até a USP, que pode chegar a duas horas, é um desgaste. | ||
+ | * A pessoa pode não estar no melhor momento, mas não terá outra oportunidade de fazer a disciplina. Para saúde mental disciplina intensivas são especialmente demandantes. | ||
+ | |||
+ | ==== Sugestões ==== | ||
+ | |||
+ | * Estender a disciplina por mais uma semana, com menos aulas por semana. Mas também se pontuou que um curso intensivo tem suas vantagens, por ser uma imersão. | ||
+ | * Contrapontos: | ||
+ | * Cansaço faz parte da entrega, da adesão à proposta. | ||
+ | * Estender por mais semanas pode ser desgastante também, e é pouco viável para os profs. Também é inviável sobrepor com a semana de recepção de alunos. | ||
+ | * Outras soluções: diminuir conteúdo; ter mais pausas ou distribuir as que existem melhor; criar espaços para a turma expressar seu estado de cansaço e capacidade de seguir no mesmo ritmo (ou necessidade de ajustes), e espaços para conversas individuais sobre imprevistos e outras questões pessoais. | ||
+ | * Iniciar as aulas um pouco mais tarde ou mesmo ter aulas à noite. | ||
+ | * Fazer algumas atividades online, para poupar o deslocamento até a USP. | ||
+ | * Última semana foi mais cansativa porque não teve intervalos pelos exercícios, | ||
+ | * Ter exercícios também sobre os processos de dispersão e especiação. Ideias: modelo com diferentes níveis de dispersão (Mouqet & Loureau?), um exercício que compare espaço explícito e implícito. | ||
+ | * Cronograma: sugere-se ter as aulas de teorias neutra e biogeografia antes dos exercícios. As aulas antes contextualizariam melhor exercício. | ||
=====2019===== | =====2019===== | ||
==== Pontos fortes ==== | ==== Pontos fortes ==== | ||
+ | {{: | ||
* Discussões inclusivas, efetivamente abertas a todas as visões e falas de todos. | * Discussões inclusivas, efetivamente abertas a todas as visões e falas de todos. | ||
* A filosofia "I don't know": ambiente de descoberta genuíno. | * A filosofia "I don't know": ambiente de descoberta genuíno. | ||
* Artigos para discussão bem escolhidos. | * Artigos para discussão bem escolhidos. | ||
- | * Organização da disciplina a partir da proposta do Vellend é efetiva para compreeder | + | * Organização da disciplina a partir da proposta do Vellend é efetiva para compreender |
* Artigo do Vellend fecha muito bem as discussões. | * Artigo do Vellend fecha muito bem as discussões. | ||
* Site muito completo e informativo. Material suplementar é uma boa lista para leituras futuras. | * Site muito completo e informativo. Material suplementar é uma boa lista para leituras futuras. | ||
* Muito efetiva para organizar a visão do que é ecologia de comunidades, | * Muito efetiva para organizar a visão do que é ecologia de comunidades, | ||
* Faz boas ligações entre teoria e prática. | * Faz boas ligações entre teoria e prática. | ||
- | * Discussões como entedimento | + | * Discussões como entendimento |
* Contribui para questionar e reformular as concepções prévias. | * Contribui para questionar e reformular as concepções prévias. | ||
* Foco em desenvolver habilidades: | * Foco em desenvolver habilidades: | ||
- | * Proposta do ensaio: | + | * Proposta do ensaio: |
* Um evento social no meio da disciplina fortaleceu os laços e melhorou as discussões. | * Um evento social no meio da disciplina fortaleceu os laços e melhorou as discussões. | ||
* Sistema de inscrição para falas (" | * Sistema de inscrição para falas (" | ||
Linha 27: | Linha 74: | ||
==== Pontos fracos ==== | ==== Pontos fracos ==== | ||
+ | {{ : | ||
* Dificuldades de instalação do pacote do R: incompatibilidade do R Studio | * Dificuldades de instalação do pacote do R: incompatibilidade do R Studio | ||
* Os exercícios são longos com temas muito complexos. | * Os exercícios são longos com temas muito complexos. | ||
Linha 39: | Linha 86: | ||
* Pensar exercícios que não dependam do R. | * Pensar exercícios que não dependam do R. | ||
* Pensar as orientações para os exercícios para tornar as discussões mais efetivas. | * Pensar as orientações para os exercícios para tornar as discussões mais efetivas. | ||
- | * Organizar as duplas de moderadores de todas as dicussões | + | * Organizar as duplas de moderadores de todas as discussões |
* Adiantar na mensagem por email e deixar mais explícito no site sobre o funcionamento das discussões e sugerir que já vejam os temas. E também que no primeiro dia as duplas escolherão os temas (exceto as escolhidas previamente). | * Adiantar na mensagem por email e deixar mais explícito no site sobre o funcionamento das discussões e sugerir que já vejam os temas. E também que no primeiro dia as duplas escolherão os temas (exceto as escolhidas previamente). | ||
* Alguma dinâmica de sistematização de teoria neutra e biogeografia de ilhas. | * Alguma dinâmica de sistematização de teoria neutra e biogeografia de ilhas. | ||
Linha 53: | Linha 100: | ||
=====2017===== | =====2017===== | ||
==== Pontos fortes ==== | ==== Pontos fortes ==== | ||
- | {{: | ||
* Conjunto dos artigos (um introdutório e dois obrigatórios; | * Conjunto dos artigos (um introdutório e dois obrigatórios; | ||
Linha 64: | Linha 110: | ||
==== Pontos Fracos ==== | ==== Pontos Fracos ==== | ||
- | {{ : | + | |
* Muitas moderações para cada aluno esse ano, algumas sequenciais, | * Muitas moderações para cada aluno esse ano, algumas sequenciais, | ||
* Época do curso (fim do ano é ruim, sobreposição com outras disciplinas também). | * Época do curso (fim do ano é ruim, sobreposição com outras disciplinas também). |