Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
avaliacao [2019/01/10 13:56] – [Avaliação da disciplina] pauloavaliacao [2023/05/12 22:55] (atual) – [Impactos da disciplina, positivos e negativos] paulo
Linha 1: Linha 1:
 ~~NOTOC~~ ~~NOTOC~~
 +
 {{  :vida_balanco.gif?  }} {{  :vida_balanco.gif?  }}
 ====== Avaliação da disciplina ====== ====== Avaliação da disciplina ======
  
 Registro das avaliações da disciplina feitas pelos(as) estudantes. Registro das avaliações da disciplina feitas pelos(as) estudantes.
 +
 +===== 2023 =====
 +
 +==== Impactos da disciplina, positivos e negativos ====
 +
 +  * Sabe-se que é uma disciplina pesada, densa, que demanda tempo. Mas ganha-se confiança de que é possível cumprir os objetivos, como ter uma rotina de leitura.
 +  * O material de leitura e a mensagem inicial assustam um pouco. Para outras pessoas a mensagem passa uma mensagem clara e adequada.
 +  * Discussões renderam bastante, e há mesmo o clima de que sei que não sei, o que é ótimo.
 +  * Disciplina em que se aprender muito, o que se deve ao formato (leituras, discussões mediadas pelos próprios estudantes). Funciona também ter primeiro as discussões e depois uma palestra de síntese.
 +  * Formato da sala (sala de aula do Depto de Ecologia) contribui para as discussões.
 +  * Contribui também que as discussões foram bastante horizontais. 
 +  * Deu mais confiança sobre conteúdos de ecologia para a pesquisa de pós.
 +  * A disciplina proporcionou ganho de autonomia. No início sente-se com pouco repertório (inclusive comparado com a turma), e a tarefa de moderar ajudou a se apropriar do conteúdo e conhecimento.
 +  * Uma evidência de ganho de autonomia é que muitos autores citados pelo Vellend.
 +  * Saimos fortalecidos, e questionando minha visão de mundo.
 +  * Aos poucos entende-se que moderar não implica em saber tudo ou mais que todos sobre o tema e os artigos.
 +  * Após o susto, termina-se com a sensação de que faz sentido.
 +  * Houve piora de aproveitamento na última semana.
 +  * Louvável a postura dos professores nas discussões, acolhendo as falas. Também acolhem as sugestões desta autoavaliação.
 +  * Dão protagonismo aos estudantes
 +  * O grupo fez muita diferença, se apoiou e cooperou nas discussões e nas atividades.
 +  * Desenvolve habilidade de leitura.
 +  * Dá um panorama histórico e conceitual de desenvolvimento do campo, e também mostra muitas das sutilezas e armadilhas do campo. Dá um bom mapa.
 +  * Mesmo para quem já fez outras disciplina de ecologia de comunidades serviu como um resgate, especialmente devido à pandemia.
 +  * Excelente ser presencial
 +  * Fascinante os professores terem dúvidas.
 +  * Exercícios ajudam a perceber que é possível entender o essencial dos modelos.
 +  * Nível de complexidade dos temas e artigos vão gradativamente aumentando. Importante saber e avisar que a isso vai se intensificando.
 +  * Porque foi sofrido ou cansativo:
 +    * Segundas são dias mais difíceis, porque teria que ler os artigos antes ou fica para o fim de semana. Pessoas que moram em outras cidades têm as viagens de volta, e leram os artigos no ônibus.
 +    * Margem apertada: imprevistos ou mal-estar no dia de leitura dos artigos desestruturam completamente.
 +    * Tempo de deslocamento até a USP, que pode chegar a duas horas, é um desgaste.
 +    * A pessoa pode não estar no melhor momento, mas não terá outra oportunidade de fazer a disciplina. Para saúde mental disciplina intensivas são especialmente demandantes.
 +
 +==== Sugestões ====
 +
 +  * Estender a disciplina por mais uma semana, com menos aulas por semana. Mas também se pontuou que  um curso intensivo tem suas vantagens, por ser uma imersão.
 +    * Contrapontos:
 +      * Cansaço faz parte da entrega, da adesão à proposta.
 +      * Estender por mais semanas pode ser desgastante também, e é pouco viável para os profs. Também é inviável sobrepor com a semana de recepção de alunos.
 +      * Outras soluções: diminuir conteúdo; ter mais pausas ou distribuir as que existem melhor; criar espaços para a turma expressar seu estado de cansaço e capacidade de seguir no mesmo ritmo (ou necessidade de ajustes), e espaços para conversas individuais sobre imprevistos e outras questões pessoais.
 +      * Iniciar as aulas um pouco mais tarde ou mesmo ter aulas à noite.
 +      * Fazer algumas atividades online, para poupar o deslocamento até a USP.
 +  * Última semana foi mais cansativa porque não teve intervalos pelos exercícios, que se seguiu ao carnaval.
 +  * Ter exercícios também sobre os processos de dispersão e especiação. Ideias: modelo com diferentes níveis de dispersão (Mouqet & Loureau?), um exercício que compare espaço explícito e implícito.
 +  * Cronograma: sugere-se ter as aulas de teorias neutra e biogeografia antes dos exercícios. As aulas antes contextualizariam melhor exercício.
 +
 +=====2019=====
 +
 +==== Pontos fortes ====
 +{{:autocritica2.jpg?direct&180  }}
 +  * Discussões inclusivas, efetivamente abertas a todas as visões e falas de todos. 
 +  * A filosofia "I don't know": ambiente de descoberta genuíno.
 +  * Artigos para discussão bem escolhidos.
 +  * Organização da disciplina a partir da proposta do Vellend é efetiva para compreender o campo de conhecimento.
 +  * Artigo do Vellend fecha muito bem as discussões.
 +  * Site muito completo e informativo. Material suplementar é uma boa lista para leituras futuras.
 +  * Muito efetiva para organizar a visão do que é ecologia de comunidades, uma disciplina na qual é difícil se orientar.
 +  * Faz boas ligações entre teoria e prática.
 +  * Discussões como entendimento coletivo do artigos (ênfase no caráter exploratório de discussões).
 +  * Contribui para questionar e reformular as concepções prévias.
 +  * Foco em desenvolver habilidades: leitura crítica, moderação, discussão.
 +  * Proposta do ensaio: útil e desafiadora.
 +  * Um evento social no meio da disciplina fortaleceu os laços e melhorou as discussões.
 +  * Sistema de inscrição para falas ("mãozinhas") deu mais oportunidade de fala ao grupo.
 +  * A experiência de moderar e as orientações para moderação no site são um aprendizado efetivo sobre o papel de moderar discussões. Orientações sobre moderação no site muito boas e completas.
 +  * Intervenções dos professores nas discussões bem dosadas, apesar de terem aumentado em frequência ao longo da disciplina.
 +
 +==== Pontos fracos ====
 +{{ :autocrit.jpg?direct&300}}
 +  * Dificuldades de instalação do pacote do R: incompatibilidade do R Studio
 +  * Os exercícios são longos com temas muito complexos.
 +  * Exercício de diversidade x estabilidade não foi discutido nem explicado qual o propósito.
 +  * Segunda semana com muitos exercícios e discussões antes que ocorresse a aula teórica ou outro momento de sistematização.
 +  * Artigos Nature ou Science são mais difíceis, pelo formato.
 +  * Questões colocadas pelos professores nas discussões em geral ficavam sem resposta. Talvez pq colocam as moderação em questão.
 +  * Segunda semana foi mais pesada, e as discussões foram menos efetivas. Artigos mais complexos, exercícios.
 +
 +==== Sugestões ====
 +  * Pensar exercícios que não dependam do R.
 +  * Pensar as orientações para os exercícios para tornar as discussões mais efetivas.
 +  * Organizar as duplas de moderadores de todas as discussões com antencedência (p. ex. com um Google docs para as duplas se organizarem). Ou pelo menos alocar todas as duplas da primeira semana.
 +  * Adiantar na mensagem por email e deixar mais explícito no site sobre o funcionamento das discussões e sugerir que já vejam os temas. E também que no primeiro dia as duplas escolherão os temas (exceto as escolhidas previamente).
 +  * Alguma dinâmica de sistematização de teoria neutra e biogeografia de ilhas.
 +  * Explicar que o texto "I don't know" também será discutido.
 +  * Aumentar meia hora do almoço.
 +  * Respeitar estritamente os horários. Indicar aos moderadores que a discussões deve terminar 10 min antes para dar tempo para recados, fechamentos, etc. E que devem começar e terminar as discussões nos horários previstos.
 +  * Avaliar inclusão de artigos modernos produzidos por brasileiros, por pesquisadores da USP.
 +  * Professores podem anotar pontos que demandam maior profundamento mas não foram. E aí retomar nas suas aulas.
 +  * Reiterar ao longo da discussão que devemos evitar falas redundantes, bem como não atravessar a discussão de umtema com outro.
 +  * As mãozinhas melhoram as oportunidades de falar. Pensar em mecanismos para garantir que todes sejam igualmente ouvidos.
  
  
 =====2017===== =====2017=====
 ==== Pontos fortes ==== ==== Pontos fortes ====
-{{:autocritica2.jpg?direct&200  }}+
   * Conjunto dos artigos (um introdutório e dois obrigatórios; um clássico e um moderno).    * Conjunto dos artigos (um introdutório e dois obrigatórios; um clássico e um moderno). 
   * Perspectiva histórica que a disciplina traz.   * Perspectiva histórica que a disciplina traz.
Linha 18: Linha 110:
  
 ==== Pontos Fracos ==== ==== Pontos Fracos ====
-{{ :autocrit.jpg?direct&300}} +
-  * Mais créditos – uma vez que a disciplina dá muito trabalho.+
   * Muitas moderações para cada aluno esse ano, algumas sequenciais, deixando o processo pesado/ estressante.    * Muitas moderações para cada aluno esse ano, algumas sequenciais, deixando o processo pesado/ estressante. 
   * Época do curso (fim do ano é ruim, sobreposição com outras disciplinas também).   * Época do curso (fim do ano é ruim, sobreposição com outras disciplinas também).
Linha 27: Linha 118:
  
 ==== Sugestões ==== ==== Sugestões ====
 +  * Mais créditos – uma vez que a disciplina dá muito trabalho.
   * Aulas de exercícios foram mais longas/ lentas do que necessário (propuseram talvez 1 hora para eles discutirem sozinhos e anotarem dúvidas e aí Paulo esclarece as dúvidas e faz algumas provocações).   * Aulas de exercícios foram mais longas/ lentas do que necessário (propuseram talvez 1 hora para eles discutirem sozinhos e anotarem dúvidas e aí Paulo esclarece as dúvidas e faz algumas provocações).
   * Aulas expositivas deveriam ser todas mais interativas (gostaram do esquema mais de conversa que Paulo fez e eu copiei na minha última aula).   * Aulas expositivas deveriam ser todas mais interativas (gostaram do esquema mais de conversa que Paulo fez e eu copiei na minha última aula).
avaliacao.1547128607.txt.gz · Última modificação: 2019/01/10 13:56 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0