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avaliacao [2016/03/09 14:18]
paulo
avaliacao [2019/01/31 16:59] (atual)
paulo [Pontos fortes]
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 +~~NOTOC~~ 
 +{{  :vida_balanco.gif?  }}
 ====== Avaliação da disciplina ====== ====== Avaliação da disciplina ======
  
-Registro das avaliações da disciplina feitas pelos alunos+Registro das avaliações da disciplina feitas pelos(as) estudantes. 
-{{:vida_balanco.gif?  }}+ 
 + 
 +=====2017===== 
 +==== Pontos fortes ==== 
 +{{:autocritica2.jpg?direct&180  }} 
 + 
 +  * Conjunto dos artigos (um introdutório e dois obrigatórios; um clássico e um moderno).  
 +  * Perspectiva histórica que a disciplina traz. 
 +  * Turma pequena (facilitou ficar à vontade e participar). 
 +  * Exercícios são legais e importantes para entender certos conceitos e teorias.  
 +  * Aulas são importantes.  
 +  * Texto "I don´t know" na primeira aula foi bem legal. 
 +  * Primeira moderação de discussão pelos professores foi bom. 
 + 
 +==== Pontos Fracos ==== 
 +{{ :autocrit.jpg?direct&300}} 
 +  * Muitas moderações para cada aluno esse ano, algumas sequenciais, deixando o processo pesado/ estressante.  
 +  * Época do curso (fim do ano é ruim, sobreposição com outras disciplinas também). 
 +  * Embora seja bom avisar sobre a disciplina e leituras bem antes da disciplina começar, solicitar que comecem a leitura antes não funciona (muitos têm compromissos antes e não têm tempo, e se lêem com antecedência esquecem e tem que ler de novo). 
 +  * Algumas moderações acabaram seguindo a estrutura do artigo sem procurar provocar discussões sobre questões mais centrais/ relevantes (i.e. ficaram na releitura em sala dos textos). 
 +  * Faltou aula de teoria neutra e biogeografia de ilhas. 
 + 
 +==== Sugestões ==== 
 +  * Mais créditos – uma vez que a disciplina dá muito trabalho. 
 +  * Aulas de exercícios foram mais longas/ lentas do que necessário (propuseram talvez 1 hora para eles discutirem sozinhos e anotarem dúvidas e aí Paulo esclarece as dúvidas e faz algumas provocações). 
 +  * Aulas expositivas deveriam ser todas mais interativas (gostaram do esquema mais de conversa que Paulo fez e eu copiei na minha última aula). 
 +  * Incluir aulas para biogeografia de ilhas e teoria neutra (as que hoje são só exercícios). Foi consenso que seria melhor do que a aula geral juntando os três tópicos. 
 +  * Dar feedback pessoal aos alunos sobre participação nas discussões/ moderações. 
 +  * As colocações/ inserção dos professores nas discussões por vezes tomaram mais tempo do que o adequado (não foi consenso). Porém estas intervenções são importantes, pois aprofundam e mostram que há vários pontos de vista.  
 +  * Mais preparação dos professores em sua moderação. 
 +  * Um momento no meio da disciplina para eles lerem sobre a estrutura do ensaio em casa e trazerem dúvidas para esclarecer com a gente (e.g. 30 min para esclarecer dúvidas no final de uma aula).  
 +  * Orientar moderadores no sentido de pensar poucas questões centrais e gerais, provocadoras; chamar a atenção da importância de aproveitar os ganchos dos demais em vez de forçar a discussão a ficar nos trilhos programados pelos moderadores; tentar sintetizar uma lista de dicas para a moderação a partir dos links do site. 
 +  * Mais de 2 moderações por aluno é demais – limitar a 2 que não sejam sequenciais. 
 +  * Happy hour no final do curso com todos os alunos e professores presentes. 
 +=== Sobre os textos usados: === 
 +  * Mudar texto moderno de teoria neutra pois não é sobre teoria neutra e é muito parecido com o texto de nicho/ competição. 
 +  * Moderno de biogeografia de ilhas – trocar, pois o texto tem muitas falhas centrais (mas acham que ter pelo menos um texto com algumas falhas é importante e o texto moderno de processos históricos e biogeográficos pode cumprir esse papel pois tem falhas na execução mas a ideia/ abordagem é muito legal).  
 +  * Trocar o introdutório de metacomunidades (atrapalhou muita gente que ficou tentando entender os paradigmas que por fim não fazem muito sentido). 
  
 =====2016===== =====2016=====
 ====Pontos fortes==== ====Pontos fortes====
-{{:autocritica2.jpg?direct&200  }} 
   * Carga de leitura adequada   * Carga de leitura adequada
   * As discussões funcionam muito bem.   * As discussões funcionam muito bem.
Linha 20: Linha 58:
  
 ====Pontos fracos==== ====Pontos fracos====
-{{ :autocrit.jpg?direct&300}}+
  
   * Discussões apenas de manhã desfavorecem notívagos.   * Discussões apenas de manhã desfavorecem notívagos.
Linha 32: Linha 70:
   * Texto base sobre nicho foi confuso para alguns e não tem tanta ligação com a discussão de competição.    * Texto base sobre nicho foi confuso para alguns e não tem tanta ligação com a discussão de competição. 
   * Texto de Lessard et al (processos históricos) confuso   * Texto de Lessard et al (processos históricos) confuso
-  * Nas aulas teóricas de predaçãonicho houve muito detalhe sobre os modelos, que sobrepõe com ecologia de populações.+  * Nas aulas teóricas de predação nicho houve muito detalhe sobre os modelos, que sobrepõe com ecologia de populações.
   * Texto moderno do tópico de deriva é do grupo de teoria moderna de coexistência, e para alguns não ficou claro por que, pois parece um artigo sobre nicho   * Texto moderno do tópico de deriva é do grupo de teoria moderna de coexistência, e para alguns não ficou claro por que, pois parece um artigo sobre nicho
        
Linha 47: Linha 85:
   * Reformular a aula teórica sobre nicho e competição, resumindo a parte sobre modelos clássicos e incluir teoria moderna da coexistência e teoria moderna do nicho.   * Reformular a aula teórica sobre nicho e competição, resumindo a parte sobre modelos clássicos e incluir teoria moderna da coexistência e teoria moderna do nicho.
   * Indicar glossário de termos ecológicos usados nos textos e discussão no material suplementar.   * Indicar glossário de termos ecológicos usados nos textos e discussão no material suplementar.
-  * Indicar nas orientações aos moderadores a necessidade de que se os conceitos essenciais para a discussão devem estar claros a todos. +  * Indicar nas orientações aos moderadores a necessidade de que os conceitos essenciais para a discussão devem estar claros a todos. 
-  * Incluir teoria neutra da coexistência também no panorama dado na primeira aula. +  * Incluir teoria moderna da coexistência também no panorama dado na primeira aula. 
-  * Modificar o exercício de resiliência para incluir a alça de histerese.+  * Modificar o exercício de resiliência para incluir a alça de histerese e outros conceitos de estabilidade tratados nos textos e palestra. Resumir ou retirar a parte básica de análise de equilíbrio, que é dada em Ecologia de Populações.
        
 =====2014===== =====2014=====
avaliacao.1457543913.txt.gz · Última modificação: 2016/03/09 14:18 por paulo
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