Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

avaliacao [2016/03/09 13:49]
paulo
avaliacao [2019/01/31 16:59] (atual)
paulo [Pontos fortes]
Linha 1: Linha 1:
 +~~NOTOC~~ 
 +{{  :vida_balanco.gif?  }}
 ====== Avaliação da disciplina ====== ====== Avaliação da disciplina ======
  
-Registro das avaliações da disciplina feitas pelos alunos+Registro das avaliações da disciplina feitas pelos(as) estudantes. 
-{{:vida_balanco.gif?  }}+ 
 + 
 +=====2017===== 
 +==== Pontos fortes ==== 
 +{{:autocritica2.jpg?direct&180  }} 
 + 
 +  * Conjunto dos artigos (um introdutório e dois obrigatórios; um clássico e um moderno).  
 +  * Perspectiva histórica que a disciplina traz. 
 +  * Turma pequena (facilitou ficar à vontade e participar). 
 +  * Exercícios são legais e importantes para entender certos conceitos e teorias.  
 +  * Aulas são importantes.  
 +  * Texto "I don´t know" na primeira aula foi bem legal. 
 +  * Primeira moderação de discussão pelos professores foi bom. 
 + 
 +==== Pontos Fracos ==== 
 +{{ :autocrit.jpg?direct&300}} 
 +  * Muitas moderações para cada aluno esse ano, algumas sequenciais, deixando o processo pesado/ estressante.  
 +  * Época do curso (fim do ano é ruim, sobreposição com outras disciplinas também). 
 +  * Embora seja bom avisar sobre a disciplina e leituras bem antes da disciplina começar, solicitar que comecem a leitura antes não funciona (muitos têm compromissos antes e não têm tempo, e se lêem com antecedência esquecem e tem que ler de novo). 
 +  * Algumas moderações acabaram seguindo a estrutura do artigo sem procurar provocar discussões sobre questões mais centrais/ relevantes (i.e. ficaram na releitura em sala dos textos). 
 +  * Faltou aula de teoria neutra e biogeografia de ilhas. 
 + 
 +==== Sugestões ==== 
 +  * Mais créditos – uma vez que a disciplina dá muito trabalho. 
 +  * Aulas de exercícios foram mais longas/ lentas do que necessário (propuseram talvez 1 hora para eles discutirem sozinhos e anotarem dúvidas e aí Paulo esclarece as dúvidas e faz algumas provocações). 
 +  * Aulas expositivas deveriam ser todas mais interativas (gostaram do esquema mais de conversa que Paulo fez e eu copiei na minha última aula). 
 +  * Incluir aulas para biogeografia de ilhas e teoria neutra (as que hoje são só exercícios). Foi consenso que seria melhor do que a aula geral juntando os três tópicos. 
 +  * Dar feedback pessoal aos alunos sobre participação nas discussões/ moderações. 
 +  * As colocações/ inserção dos professores nas discussões por vezes tomaram mais tempo do que o adequado (não foi consenso). Porém estas intervenções são importantes, pois aprofundam e mostram que há vários pontos de vista.  
 +  * Mais preparação dos professores em sua moderação. 
 +  * Um momento no meio da disciplina para eles lerem sobre a estrutura do ensaio em casa e trazerem dúvidas para esclarecer com a gente (e.g. 30 min para esclarecer dúvidas no final de uma aula).  
 +  * Orientar moderadores no sentido de pensar poucas questões centrais e gerais, provocadoras; chamar a atenção da importância de aproveitar os ganchos dos demais em vez de forçar a discussão a ficar nos trilhos programados pelos moderadores; tentar sintetizar uma lista de dicas para a moderação a partir dos links do site. 
 +  * Mais de 2 moderações por aluno é demais – limitar a 2 que não sejam sequenciais. 
 +  * Happy hour no final do curso com todos os alunos e professores presentes. 
 +=== Sobre os textos usados: === 
 +  * Mudar texto moderno de teoria neutra pois não é sobre teoria neutra e é muito parecido com o texto de nicho/ competição. 
 +  * Moderno de biogeografia de ilhas – trocar, pois o texto tem muitas falhas centrais (mas acham que ter pelo menos um texto com algumas falhas é importante e o texto moderno de processos históricos e biogeográficos pode cumprir esse papel pois tem falhas na execução mas a ideia/ abordagem é muito legal).  
 +  * Trocar o introdutório de metacomunidades (atrapalhou muita gente que ficou tentando entender os paradigmas que por fim não fazem muito sentido). 
  
 =====2016===== =====2016=====
 ====Pontos fortes==== ====Pontos fortes====
- * Carga de leitura adequada +  * Carga de leitura adequada 
- * As discussões funcionam muito bem. +  * As discussões funcionam muito bem. 
- * As orientações dos professores sobre participação e moderação das discussões +  * As orientações dos professores sobre participação e moderação das discussões 
- * Textos-base são eficazes para nivelar conhecimento sobre cada tópico. +  * Textos-base são eficazes para nivelar conhecimento sobre cada tópico. 
- * Discussão de um texto clássico e outro moderno +  * Discussão de um texto clássico e outro moderno 
- * Preocupação com a contextualização histórica de desenvolvimento da teoria. +  * Preocupação com a contextualização histórica de desenvolvimento da teoria. 
- * Artigos terem pontos questionáveis é importante para exercitar a +  * Artigos terem pontos questionáveis é importante para exercitar a leitura crítica. 
-   leitura crítica. +  * Artigos bem escolhidos 
- * Artigos bem escolhidos +  * Palestras após as discussões 
- * Palestras após as discussões +  * Intervenções dos professores nas discussões foram bem dosadas 
- * Intervenções dos professores nas discussões foram bem dosadas+
 ====Pontos fracos==== ====Pontos fracos====
- * Discussões apenas de manhã desfavorecem notívagos. + 
- * Pouco tempo para almoço + 
- * Para aulas com mais de 50 min sempre lembrar do intervalo +  * Discussões apenas de manhã desfavorecem notívagos. 
- * Incluir discusssão sobre estabilidade/diversidade +  * Pouco tempo para almoço 
- * Incluir uma discussão teoria moderna da coexistência +  * Para aulas com mais de 50 min sempre lembrar do intervalo 
- * Discussões dos exercícios muito longas, parte da turma perdeu o interesse. +  * Incluir discusssão sobre estabilidade/diversidade 
- * A terceira e quarta semana foram muito intensivas. +  * Incluir uma discussão teoria moderna da coexistência 
- * Texto-base sobre a teoria neutra ainda é um pouco avançado para +  * Discussões dos exercícios muito longas, parte da turma perdeu o interesse. 
-   quem nunca ouviu falar a respeito +  * A terceira e quarta semana foram muito intensivas. 
- * Texto base sobre nicho foi confuso para alguns e não tem tanta ligação com a +  * Texto-base sobre a teoria neutra ainda é um pouco avançado para quem nunca ouviu falar a respeito 
-   discussão de competição +  * Texto base sobre nicho foi confuso para alguns e não tem tanta ligação com a discussão de competição 
- * Texto de Lessard et al (processos históricos) confuso +  * Texto de Lessard et al (processos históricos) confuso 
- * Nas aulas teóricas de predaçãonicho houve muito detalhe sobre os +  * Nas aulas teóricas de predação nicho houve muito detalhe sobre os modelos, que sobrepõe com ecologia de populações. 
-   modelos, que sobrepõe com ecologia de populações. +  * Texto moderno do tópico de deriva é do grupo de teoria moderna de coexistência, e para alguns não ficou claro por que, pois parece um artigo sobre nicho
- * Texto moderno do tópico de deriva é do grupo de teoria moderna de +
-   coexistência, e para alguns não ficou claro porque, pois parece um artigo sobre nicho+
        
 ====Sugestões==== ====Sugestões====
- * Ter discussões tb à tarde para os notívagos. +  * Ter discussões tb à tarde para os notívagos. 
- * Duas horas para almoço, terminar aula da tarde às 17:30 +  * Duas horas para almoço, terminar aula da tarde às 17:30 
- * Alunos conduzem as discussões dos exercícios, por exemplo cada um +  * Alunos conduzem as discussões dos exercícios, por exemplo cada um responde uma pergunta do roteiro. Ou outra maneira que dê mais protagonismo aos alunos. 
-   responde uma pergunta do roteiro. Ou outra maneira que dê mais +  * Preparar um roteiro de questões para discutir sobre cada exercício, pois nos roteiros as questões não estão fáceis de encontrar. Além disso, isso permite que tenhamos questões mais adequadas para a disciplina. 
-   protagonismo para os alunos. +  * Uma página pública com cada tópico e referências. Deixar apenas os pdfs na área reservada. 
- * Preparar um roteiro de questões para discutir sobre cada exercício, +  * Melhorar a distribuição de períodos para estudo ao longo das quatro semanas. 
-   pois nos roteiros as questões não estão fáceis de encontrar. Além +  * Uma aula dos professores sobre suas trajetórias de formação (por exemplo após a discussão final) 
-   disso, isso permite que tenhamos questões mais adequadas para a disciplina. +  * Adicionar texto introdutório de Harpole (2010 Neutral Theory of Species Diversity. Nature Education Knowledge 3:60) à leitura básica da teoria neutra  
- * Uma página aberta com cada tópico e referências. Deixar apenas os +  * Mais tempo para o tópico de processos históricos e biogeográficos 
-   pdfs na área reservada. +  * Reformular a aula teórica sobre nicho e competição, resumindo a parte sobre modelos clássicos e incluir teoria moderna da coexistência e teoria moderna do nicho. 
- * Melhorar a distribuição de períodos para estudo ao longo das quatro semanas. +  * Indicar glossário de termos ecológicos usados nos textos e discussão no material suplementar. 
- * Uma aula dos professores sobre suas trajetórias de formação (por +  * Indicar nas orientações aos moderadores a necessidade de que os conceitos essenciais para a discussão devem estar claros a todos. 
-   exemplo após a dicussão final) +  * Incluir teoria moderna da coexistência também no panorama dado na primeira aula. 
- * Adicionar texto introdutório de Harpole (2010 Neutral +  * Modificar o exercício de resiliência para incluir a alça de histerese e outros conceitos de estabilidade tratados nos textos e palestra. Resumir ou retirar a parte básica de análise de equilíbrio, que é dada em Ecologia de Populações.
-   Theory of Species Diversity. Nature Education Knowledge 3:60) +
-   ao base de teoria neutra  +
- * Mais tempo para o tópico de processos históricos e biogeográficos +
- * Reformular a aula teórica sobre nicho e competição, resumindo a +
-   parte sobre modelos clássicos e incluir teoria moderna da +
-   coexistência e teoria moderna do nicho. +
- * Indicar glossário de termos ecológicos usados nos textos e +
-   discussão no material suplementar. +
- * Indicar nas orientações aos moderadores a necessidade de que se os +
-   conceitos essenciais para a discussão devem estar claros a todos. +
- * Incluir teoria neutra da coexistência também no panorama dado na +
-   primeira aula. +
- * Modificar o exercício de resiliência para incluir a alça de histerese.+
        
 =====2014===== =====2014=====
 ==== Pontos fortes ==== ==== Pontos fortes ====
-{{:autocritica2.jpg?direct&200  }} 
   * Intervenções dos professores durante as discussões. Isto foi melhorando com o passar das discussões.   * Intervenções dos professores durante as discussões. Isto foi melhorando com o passar das discussões.
   * Disciplina baseada em discussão de artigos: treinamento em leitura crítica, conhecer artigos que não são da área específica.   * Disciplina baseada em discussão de artigos: treinamento em leitura crítica, conhecer artigos que não são da área específica.
Linha 75: Linha 98:
  
 ==== Pontos fracos ==== ==== Pontos fracos ====
-{{ :autocrit.jpg?direct&300}} 
   * A sala de aula: quente, ar condicionado barulhento.   * A sala de aula: quente, ar condicionado barulhento.
   * Época ruim: terminou muito no fim do ano.   * Época ruim: terminou muito no fim do ano.
avaliacao.1457542178.txt.gz · Última modificação: 2016/03/09 13:49 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0