Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

avaliacao [2016/02/08 19:59]
paulo [Avaliação da disciplina]
avaliacao [2019/01/31 16:59] (atual)
paulo [Pontos fortes]
Linha 1: Linha 1:
 +~~NOTOC~~ 
 +{{  :vida_balanco.gif?  }}
 ====== Avaliação da disciplina ====== ====== Avaliação da disciplina ======
  
-Registro das avaliações da disciplina feitas pelos alunos. +Registro das avaliações da disciplina feitas pelos(as) estudantes.
-{{:vida_balanco.gif?  }}+
  
 +
 +=====2017=====
 +==== Pontos fortes ====
 +{{:autocritica2.jpg?direct&180  }}
 +
 +  * Conjunto dos artigos (um introdutório e dois obrigatórios; um clássico e um moderno). 
 +  * Perspectiva histórica que a disciplina traz.
 +  * Turma pequena (facilitou ficar à vontade e participar).
 +  * Exercícios são legais e importantes para entender certos conceitos e teorias. 
 +  * Aulas são importantes. 
 +  * Texto "I don´t know" na primeira aula foi bem legal.
 +  * Primeira moderação de discussão pelos professores foi bom.
 +
 +==== Pontos Fracos ====
 +{{ :autocrit.jpg?direct&300}}
 +  * Muitas moderações para cada aluno esse ano, algumas sequenciais, deixando o processo pesado/ estressante. 
 +  * Época do curso (fim do ano é ruim, sobreposição com outras disciplinas também).
 +  * Embora seja bom avisar sobre a disciplina e leituras bem antes da disciplina começar, solicitar que comecem a leitura antes não funciona (muitos têm compromissos antes e não têm tempo, e se lêem com antecedência esquecem e tem que ler de novo).
 +  * Algumas moderações acabaram seguindo a estrutura do artigo sem procurar provocar discussões sobre questões mais centrais/ relevantes (i.e. ficaram na releitura em sala dos textos).
 +  * Faltou aula de teoria neutra e biogeografia de ilhas.
 +
 +==== Sugestões ====
 +  * Mais créditos – uma vez que a disciplina dá muito trabalho.
 +  * Aulas de exercícios foram mais longas/ lentas do que necessário (propuseram talvez 1 hora para eles discutirem sozinhos e anotarem dúvidas e aí Paulo esclarece as dúvidas e faz algumas provocações).
 +  * Aulas expositivas deveriam ser todas mais interativas (gostaram do esquema mais de conversa que Paulo fez e eu copiei na minha última aula).
 +  * Incluir aulas para biogeografia de ilhas e teoria neutra (as que hoje são só exercícios). Foi consenso que seria melhor do que a aula geral juntando os três tópicos.
 +  * Dar feedback pessoal aos alunos sobre participação nas discussões/ moderações.
 +  * As colocações/ inserção dos professores nas discussões por vezes tomaram mais tempo do que o adequado (não foi consenso). Porém estas intervenções são importantes, pois aprofundam e mostram que há vários pontos de vista. 
 +  * Mais preparação dos professores em sua moderação.
 +  * Um momento no meio da disciplina para eles lerem sobre a estrutura do ensaio em casa e trazerem dúvidas para esclarecer com a gente (e.g. 30 min para esclarecer dúvidas no final de uma aula). 
 +  * Orientar moderadores no sentido de pensar poucas questões centrais e gerais, provocadoras; chamar a atenção da importância de aproveitar os ganchos dos demais em vez de forçar a discussão a ficar nos trilhos programados pelos moderadores; tentar sintetizar uma lista de dicas para a moderação a partir dos links do site.
 +  * Mais de 2 moderações por aluno é demais – limitar a 2 que não sejam sequenciais.
 +  * Happy hour no final do curso com todos os alunos e professores presentes.
 +=== Sobre os textos usados: ===
 +  * Mudar texto moderno de teoria neutra pois não é sobre teoria neutra e é muito parecido com o texto de nicho/ competição.
 +  * Moderno de biogeografia de ilhas – trocar, pois o texto tem muitas falhas centrais (mas acham que ter pelo menos um texto com algumas falhas é importante e o texto moderno de processos históricos e biogeográficos pode cumprir esse papel pois tem falhas na execução mas a ideia/ abordagem é muito legal). 
 +  * Trocar o introdutório de metacomunidades (atrapalhou muita gente que ficou tentando entender os paradigmas que por fim não fazem muito sentido).
 +
 +
 +=====2016=====
 +====Pontos fortes====
 +  * Carga de leitura adequada
 +  * As discussões funcionam muito bem.
 +  * As orientações dos professores sobre participação e moderação das discussões
 +  * Textos-base são eficazes para nivelar conhecimento sobre cada tópico.
 +  * Discussão de um texto clássico e outro moderno
 +  * Preocupação com a contextualização histórica de desenvolvimento da teoria.
 +  * Artigos terem pontos questionáveis é importante para exercitar a leitura crítica.
 +  * Artigos bem escolhidos
 +  * Palestras após as discussões
 +  * Intervenções dos professores nas discussões foram bem dosadas
 +
 +====Pontos fracos====
 +
 +
 +  * Discussões apenas de manhã desfavorecem notívagos.
 +  * Pouco tempo para almoço
 +  * Para aulas com mais de 50 min sempre lembrar do intervalo
 +  * Incluir discusssão sobre estabilidade/diversidade
 +  * Incluir uma discussão teoria moderna da coexistência
 +  * Discussões dos exercícios muito longas, parte da turma perdeu o interesse.
 +  * A terceira e quarta semana foram muito intensivas.
 +  * Texto-base sobre a teoria neutra ainda é um pouco avançado para quem nunca ouviu falar a respeito
 +  * Texto base sobre nicho foi confuso para alguns e não tem tanta ligação com a discussão de competição. 
 +  * Texto de Lessard et al (processos históricos) confuso
 +  * Nas aulas teóricas de predação e nicho houve muito detalhe sobre os modelos, que sobrepõe com ecologia de populações.
 +  * Texto moderno do tópico de deriva é do grupo de teoria moderna de coexistência, e para alguns não ficou claro por que, pois parece um artigo sobre nicho
 +   
 +====Sugestões====
 +  * Ter discussões tb à tarde para os notívagos.
 +  * Duas horas para almoço, terminar aula da tarde às 17:30
 +  * Alunos conduzem as discussões dos exercícios, por exemplo cada um responde uma pergunta do roteiro. Ou outra maneira que dê mais protagonismo aos alunos.
 +  * Preparar um roteiro de questões para discutir sobre cada exercício, pois nos roteiros as questões não estão fáceis de encontrar. Além disso, isso permite que tenhamos questões mais adequadas para a disciplina.
 +  * Uma página pública com cada tópico e referências. Deixar apenas os pdfs na área reservada.
 +  * Melhorar a distribuição de períodos para estudo ao longo das quatro semanas.
 +  * Uma aula dos professores sobre suas trajetórias de formação (por exemplo após a discussão final)
 +  * Adicionar texto introdutório de Harpole (2010 Neutral Theory of Species Diversity. Nature Education Knowledge 3:60) à leitura básica da teoria neutra 
 +  * Mais tempo para o tópico de processos históricos e biogeográficos
 +  * Reformular a aula teórica sobre nicho e competição, resumindo a parte sobre modelos clássicos e incluir teoria moderna da coexistência e teoria moderna do nicho.
 +  * Indicar glossário de termos ecológicos usados nos textos e discussão no material suplementar.
 +  * Indicar nas orientações aos moderadores a necessidade de que os conceitos essenciais para a discussão devem estar claros a todos.
 +  * Incluir teoria moderna da coexistência também no panorama dado na primeira aula.
 +  * Modificar o exercício de resiliência para incluir a alça de histerese e outros conceitos de estabilidade tratados nos textos e palestra. Resumir ou retirar a parte básica de análise de equilíbrio, que é dada em Ecologia de Populações.
 +   
 =====2014===== =====2014=====
 ==== Pontos fortes ==== ==== Pontos fortes ====
-{{:autocritica2.jpg?direct&200  }} 
   * Intervenções dos professores durante as discussões. Isto foi melhorando com o passar das discussões.   * Intervenções dos professores durante as discussões. Isto foi melhorando com o passar das discussões.
   * Disciplina baseada em discussão de artigos: treinamento em leitura crítica, conhecer artigos que não são da área específica.   * Disciplina baseada em discussão de artigos: treinamento em leitura crítica, conhecer artigos que não são da área específica.
Linha 15: Linha 98:
  
 ==== Pontos fracos ==== ==== Pontos fracos ====
-{{ :autocrit.jpg?direct&300}} 
   * A sala de aula: quente, ar condicionado barulhento.   * A sala de aula: quente, ar condicionado barulhento.
   * Época ruim: terminou muito no fim do ano.   * Época ruim: terminou muito no fim do ano.
avaliacao.1454968787.txt.gz · Última modificação: 2016/02/08 19:59 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0