no way to compare when less than two revisions

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.


Revisão anterior
Próxima revisão
avaliacao [2016/02/08 21:58] paulo
Linha 1: Linha 1:
 +
 +====== Avaliação da disciplina ======
 +
 +Registro das avaliações da disciplina feitas pelos alunos.
 +{{:vida_balanco.gif?direct  }}
 +
 +=====2014=====
 +==== Pontos fortes ====
 +{{:autocritica2.jpg?direct&200  }}
 +  * Intervenções dos professores durante as discussões. Isto foi melhorando com o passar das discussões.
 +  * Disciplina baseada em discussão de artigos: treinamento em leitura crítica, conhecer artigos que não são da área específica.
 +  * Artigos bem escolhidos.
 +  * Artigo clássico e contemporâneo
 +  * Exercícios ajudam a entender e é bom que sejam feitos em casa e discutidos em sala.
 +
 +==== Pontos fracos ====
 +{{ :autocrit.jpg?direct&300}}
 +  * A sala de aula: quente, ar condicionado barulhento.
 +  * Época ruim: terminou muito no fim do ano.
 +  * Passar as festas com a responsabilidade do ensaio (outro problema de começar muito tarde). Preferível ter tempo para entregar o ensaio antes das férias.
 +==== Sugestões ====
 +  * Discussões ao ar livre (Jardim da botânica, com picnic) com flichart.
 +  * Começar a disciplina no início de novembro.
 +  * Professores devem interferir em discussões que estejam perdendo pontos cruciais.
 +  * Professores planejarem antes os tópicos relevantes de cada artigo para planejar sua interferência nas discussões.
 +  * Evitar repassar cada passo dos exercícios na discussão. Pautar a discussão dos exercícios pelas perguntas do roteiro.
 +  * Promover mais discussão durante as aulas teóricas (e.g. algum artigo polêmico para fechar).
 +  * Discutir a proposta de cada um para o ensaio, na última aula ou por meio de forum online.
 +
 +=====2013=====
 +====Pontos fortes====
 +  * Proposta pedagógica clara e coerente
 +  * Abordagem construtivista
 +  * Temas e artigos atualizados
 +  * Discussões dos artigos
 +  * Leitura de papers clássicos e sua comparação com artigos modernos
 +  * Abordagem teórica
 +  * Exercícios preparam bem a discussão
 +  * Palestras após as discussões sintetizam bem
 +  * Pessoas que falam pouco também compreenderam bem
 +  * A experiência de moderar a discussão é positiva para os alunos
 +  * A experiência de participar de discussões é positiva para os alunos
 +  * Orientações claras sobre discussão, moderações, ensaios
 +  * A moderação ser em dupla e não individual
 +  * O conjunto de atividades promoveu um aprendizado efetivo do conteúdo
 +  * Períodos de pausa em momentos estratégicos da disciplina
 +  * As diferenças de formações e perspectivas entre os professores (incluindo discordâncias explícitadas nas discussões).
 +
 +====Pontos fracos====
 +
 +  * A moderação deixa a ansiedade de qual o roteiro que os professores adotariam.
 +  * Papel dos professores na moderação ainda intimida ou pode mudar o rumo.
 +  * Época do ano em que foi oferecida: muito próximo ao fim de ano
 +  * Palestra pelo professor que não participou das discussões por vezes não estava tão contextualizada.
 +  * Exercícios em sala foi desperdício de tempo de aula. Assim como leitura, é algo a se fazer em casa
 +  * Artigo (e figura) do Vellend foi citado e usado como apoio em várias ocasiões, mas só foi discutido no último dia. Funciona como referencial teórico para finalizar, mas não para ligar as aulas à medida do que foram dadas.
 +  * Aula biogeografia: as leituras apontam para um aspecto (relação local x regional) mas na aula vemos que é muito mais do que isso.
 +
 +====Sugestões====
 +  * Incluir a apresentação dos alunos na primeira aula, com ênfase em seu background e as razões do interesse em ecologia de comunidades
 +    * Um efeito desejado é que a apresentação permite identificar as áreas e interesses de cada um, que facilita identificar pessoas que podem contribuir nas discussões. 
 +  * Refletir sobre o papel dos professores nas discussões e explicitar isso nas orientações sobre as moderações
 +    * Por outro lado, professores não podem abrir mão do seu papel de orientar da discussão 
 +  * Oferecer a disciplina no início do ano (melhor para os mestrandos e tb porque fim de ano é mais cheio).
 +  * Professores colaboradores participarem pelo menos das discussões dos artigos relacionados à sua palestra
 +  * Texto do Levin (1996) como um leitura adicional para a primeira aula (além do I don't know)
 +  * Substituir exercícios em sala por discussão dos resultados em sala, de pelo menos duas horas, com roteiro de perguntas sobre os resultados.
 +  * Não é preciso mencionar o artigo de Vellend a cada aula.
 +  * Leitura moderna da aula biogeografia e história alguma outra abordagem moderna e não mais de regressão local x regional
 +  * Manter dias de intervalo no meio do curso, para pausa, leitura e exercícios práticos. 
 +
 +
 +=====2011=====
 +
 +==== Pontos fortes ====
 +
 +  * Ênfase na discussão das teorias gerais.
 +  * Equilíbrio entre teorias de nicho (seleção //sensu// Vellend) e as teorias baseadas em outros processos (deriva, especiação e dispersão).
 +  * Feriados no decorrer da disciplina ajudaram, pois deram mais tempo para leitura.
 +  * Tentativa de buscar um //framework// geral que dá lógica à disciplina.
 +  * Uso de um artigo clássico e um contemporâneo em cada unidade:
 +       * Importante ler clássicos que já vimos citados várias vezes, mas não conhecíamos.
 +       * Foram bons pontos de partida para entender e discutir a teoria.
 +  * Leitura crítica e discussão de artigos:
 +      * Ajuda a mudar a postura sobre artigos e conhecimento publicado.
 +      * Estimula leitura crítica.
 +  * Oportunidade de ler os artigos clássicos
 +  * Exercícios práticos em computador facilitam o entendimento de conceitos
 +  * Moderação:
 +     * Tarefa de moderar e escrever a resenha é desafiadora mas ajudou a compreender em profundidade o artigo.
 +     * Prepara melhor para o debate (os moderadores).
 +     * É uma experiência importante de aprendizado.
 +     * Deixa os colegas mais à vontade para intervirem na moderação.
 +
 +
 +==== Pontos Fracos ====
 +
 +  * Faltou tempo para ler os artigos após os exercícios respectivos.
 +  * Falta um exercício sobre múltiplos estados, resiliência e histerese.
 +  * Quatro artigos por aula foi difícil de assimilar, para alguns temas.
 +  * Na semana sem feriado e com a tarefa de moderação faltou tempo para leitura.
 +  * Resenha + moderação consumiu muito tempo.
 +  * Faltou avaliação do andamento da moderação no decorrer da disciplina, como foi feito com a participação individual nas discussões, que foi avaliada logo na primeira semana.
 +  * Faltou mais orientações sobre como moderar as discussões.
 +  * Muitas das moderações enfatizaram uma releitura coletiva do texto.
 +  * Principalmente no início, o fato de haver uma avaliação das contribuições na discussão inibiu a participação.
 +  * Excesso de intervenção dos professores nas disciplinas.
 +
 +==== Sugestões ====
 +
 +  * Incluir exercício sobre resiliência e histerese, que dê continuidade ao exercício de equilíbrio.
 +  * Planejar tempo para ter os artigos introdutórios, fazer os exercícios e então ler os artigos para discussão.
 +  * Indicar um só texto introdutório, ao invés de dois, quando possível
 +  * Incluir instruções objetivas no site, indicando o que se espera (e.g. número e tipo de questões que cada moderador deve apresentar).
 +  * Professores podem conduzir a primeira moderação para dar o exemplo, e depois dar uma breve orientação.
 +  * Propor que todos devem trazer uma questão para cada discussão.
 +  * Sortear os moderadores ao início de cada discussão.
 +  * Avaliação de cada moderação feita pelos alunos, anônima ou não.
 +  * Explicar claramente que a avaliação das contribuições nas discussões é de atitude em contribuir com o debate, e não de acerto no conteúdo.
 +  * Incluir no wiki espaço para os alunos postarem suas contribuições (artigos, dicas, sites, etc)
 +
 +
  
avaliacao.txt · Última modificação: 2023/05/12 22:55 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0