Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
apoio:intro [2022/02/16 21:53] – [Críticas ao funcionamento da ciência] pauloapoio:intro [2023/01/30 20:00] (atual) – [Modelos mecanísticos e fenomenológicos] paulo
Linha 49: Linha 49:
   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].
   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.
 +  * [[https://ncase.me/fireflies/|Fireflies]], uma simulação computacional de padrão num nível de organização superior que depende da reação de cada parte do sistema ao estado do sistema, num nível de organização inferior.
            
-====Criatividade e aprendizado====+====Ignorância, Criatividade e aprendizado====
  
   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].
Linha 56: Linha 57:
   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.
   * [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem.   * [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem.
 +  * Dalmiya, V.  2008. Unraveling leadership - `Relational humility`and the search for ignorance. Chapt 12 in Hershock et al. Changing Education, Comparative Education Centre.
  
 === Criatividade na ciência === === Criatividade na ciência ===
Linha 66: Linha 68:
   * [[https://www.ted.com/talks/uri_alon_why_truly_innovative_science_demands_a_leap_into_the_unknown?language=en|Why science demands a leap into the unknown]]. TED Tlak by Uri Alon.   * [[https://www.ted.com/talks/uri_alon_why_truly_innovative_science_demands_a_leap_into_the_unknown?language=en|Why science demands a leap into the unknown]]. TED Tlak by Uri Alon.
  
-====Críticas ao funcionamento da ciência====+====Ciência e sociedade====
  
   * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento.   * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento.
Linha 73: Linha 75:
   * [[https://www.thenewatlantis.com/publications/saving-science|Saving Science]], ensaio provocador de Dan Sarewitz, que levou a [[https://www.thenewatlantis.com/publications/must-science-be-useful|um debate intenso no mesmo fórum]].   * [[https://www.thenewatlantis.com/publications/saving-science|Saving Science]], ensaio provocador de Dan Sarewitz, que levou a [[https://www.thenewatlantis.com/publications/must-science-be-useful|um debate intenso no mesmo fórum]].
   * [[https://darwinianas.com/2019/01/29/2881/|Num mundo sem fatos corremos riscos]], texto que distingue verdades de fatos, argumenta porque precisamos de fatos e usa isto para analisar os riscos das tendências negacionistas contemporâneas. Do blog [[https://darwinianas.com|Darwinianas]].   * [[https://darwinianas.com/2019/01/29/2881/|Num mundo sem fatos corremos riscos]], texto que distingue verdades de fatos, argumenta porque precisamos de fatos e usa isto para analisar os riscos das tendências negacionistas contemporâneas. Do blog [[https://darwinianas.com|Darwinianas]].
 +  * Pardini, R., Bertuol-Garcia, D., Araújo, B. D., Mesquita, J. P., Murer, B. M., do Carmo Pônzio, M., Ribeiro, F., Rossi, M. & Prado, P. I. (2021). COVID-19 pandemic as a learning path for grounding conservation policies in science. Perspectives in Ecology and Conservation, 19(2), 109-114. (veja também este [[https://darwinianas.com/2020/06/06/o-que-a-pandemia-nos-ensina-sobre-o-papel-da-ciencia-em-sociedades-democraticas/|post]] sobre negacionismo na pandemia, do [[https://darwinianas.com/|Blog Darwinianas]])
   * Leng, G. and Leng, R.I., 2020. The Matter of Facts: Skepticism, Persuasion, and Evidence in Science. Mit Press.   * Leng, G. and Leng, R.I., 2020. The Matter of Facts: Skepticism, Persuasion, and Evidence in Science. Mit Press.
   * Boyce, P., Bhattacharyya, J., & Linklater, W.  2021. The need for formal reflexivity in conservation science. Conservation Biology.   * Boyce, P., Bhattacharyya, J., & Linklater, W.  2021. The need for formal reflexivity in conservation science. Conservation Biology.
   *  [[https://youtu.be/K08bJtesBf8?t=2597|A perspectiva ocidental da natureza e a crise ambiental]], palestra sobre ciência e valores de Renata Pardini.   *  [[https://youtu.be/K08bJtesBf8?t=2597|A perspectiva ocidental da natureza e a crise ambiental]], palestra sobre ciência e valores de Renata Pardini.
 +  * [[ https://www.youtube.com/live/w-XAT_2wLbY|O negacionismo nos convida para à autocrítica]], palestra sobre novas abordagens para construção de conhecimento científico, por Paulo Inácio Prado.
  
  
apoio/intro.1645048388.txt.gz · Última modificação: 2022/02/16 21:53 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0