Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
apoio:intro [2019/02/01 13:55] – [Criatividade e aprendizado] pauloapoio:intro [2023/01/30 20:00] (atual) – [Modelos mecanísticos e fenomenológicos] paulo
Linha 14: Linha 14:
   * Roughgarden J. 2009. Is there a general theory of community ecology? //Biology and Philosophy// 224:521–529    * Roughgarden J. 2009. Is there a general theory of community ecology? //Biology and Philosophy// 224:521–529 
  
 +
 +===Sobre os(as) autores(as) ===
 +== Joan Roughgarden ==
 +{{https://profiles.stanford.edu/proxy/api/cap/profiles/6236/resources/profilephoto/350x350.1509536205165.jpg?100  }}
 +  * [[https://web.stanford.edu/~rough/|Página Institucional em Standford]]
 +  * [[http://www.nimbios.org/videos/vid_roughgarden|Vídeo de entrevista]] sobre matemática na biologia. Da ótima [[http://www.nimbios.org/videos|série de vídeos]] do [[http://www.nimbios.org|National Institute for Mathematical and Biological Syntesis]].
 +
 +==Earl Werner==
 +{{https://lsa.umich.edu/eeb/people/faculty-emeriti/eewerner/jcr:content/profileImage.transform/profile_portrait/image.1549091514127.jpg?100  }}
 +  * [[https://lsa.umich.edu/eeb/people/faculty-emeriti/eewerner.html|Site na U. Michigan]]
 +  * [[https://lsa.umich.edu/eeb/news-events/all-news/archived-news/2014/01/professor-earl-werner--a-giant-of-ecology--retires.html|Professor Earl Werner, “a giant of ecology,” retires]]
  
 ===== Material Suplementar ===== ===== Material Suplementar =====
Linha 20: Linha 31:
   * Scheiner, S. 2013. The ecological literature, an idea-free distribution. [[http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ele.12196/abstract|Ecology Letters 16: 1421–1423]]. //Belo editorial sobre a falta de teoria nos artigos de ecologia.//   * Scheiner, S. 2013. The ecological literature, an idea-free distribution. [[http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ele.12196/abstract|Ecology Letters 16: 1421–1423]]. //Belo editorial sobre a falta de teoria nos artigos de ecologia.//
   * Fawcett, T.W. and Higginson, A.D., 2012. Heavy use of equations impedes communication among biologists. [[http://www.pnas.org/content/109/29/11735.full|Proceedings of the National Academy of Sciences, 109(29): 11735-11739]]. // Como a aversão à matemática impede a interação entre teoria e empiria.  Veja também [[http://www.pnas.org/content/109/29/11735.full?tab=related|o debate resultante]].//   * Fawcett, T.W. and Higginson, A.D., 2012. Heavy use of equations impedes communication among biologists. [[http://www.pnas.org/content/109/29/11735.full|Proceedings of the National Academy of Sciences, 109(29): 11735-11739]]. // Como a aversão à matemática impede a interação entre teoria e empiria.  Veja também [[http://www.pnas.org/content/109/29/11735.full?tab=related|o debate resultante]].//
-  Outros artigos sobre as diferentes vertentes na ecologia de comunidades+   Austin, M.P. 1999. A silent clash of paradigms: some inconsistencies in community ecology. //Oikos 86//: 170-179.  
-     * El-Hani, C.N. 2006. Generalizações Ecológicas. [[http://www.oecologiaaustralis.org/ojs/index.php/oa/article/viewArticle/249|Oecologia Australis 10 (1)]]. Uma revisão abrangente e profunda sobre o estado da teoria em ecologia, feita por um biólogo com sólida formação em filosofia da ciência.    + 
-     AustinM.P. 1999A silent clash of paradigmssome inconsistencies in community ecology//Oikos 86//170-179+==== História  e epistemologia da biologia e ecologia ==== 
 + 
 +  * Kingsland, S. 1995. Modeling nature-Episodes in the history of population ecology. The Chicago University Press, Chicago. 
 +  * Keller, E. F. 2009. Making sense of lifeExplaining biological development with models, metaphors, and machines. Harvard University Press. 
 +  * El-Hani, C.N. 2006. Generalizações Ecológicas. [[http://www.oecologiaaustralis.org/ojs/index.php/oa/article/viewArticle/249|Oecologia Australis 10 (1)]]. Uma revisão abrangente e profunda sobre o estado da teoria em ecologia, feita por um biólogo com sólida formação em filosofia da ciência.    
 +  McIntoshR. P. 1986The Background of EcologyConcept and Theory– Cambridge University Press. 
 +  * Pickett, S. T. A., Kolasa, J. and Jones, C. G. 2010. Ecological UnderstandingThe Nature of Theory and the Theory of Nature– Academic Press. 
 +  * Scheiner, S. M. and Willig, M. R. 2011. The Theory of Ecology. – University of Chicago Press. 
 + 
 + 
  
 ====Modelos mecanísticos e fenomenológicos==== ====Modelos mecanísticos e fenomenológicos====
Linha 28: Linha 49:
   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].
   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.
 +  * [[https://ncase.me/fireflies/|Fireflies]], uma simulação computacional de padrão num nível de organização superior que depende da reação de cada parte do sistema ao estado do sistema, num nível de organização inferior.
            
-====Criatividade e aprendizado====+====Ignorância, Criatividade e aprendizado====
  
   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].
Linha 35: Linha 57:
   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.
   * [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem.   * [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem.
 +  * Dalmiya, V.  2008. Unraveling leadership - `Relational humility`and the search for ignorance. Chapt 12 in Hershock et al. Changing Education, Comparative Education Centre.
  
 === Criatividade na ciência === === Criatividade na ciência ===
Linha 45: Linha 68:
   * [[https://www.ted.com/talks/uri_alon_why_truly_innovative_science_demands_a_leap_into_the_unknown?language=en|Why science demands a leap into the unknown]]. TED Tlak by Uri Alon.   * [[https://www.ted.com/talks/uri_alon_why_truly_innovative_science_demands_a_leap_into_the_unknown?language=en|Why science demands a leap into the unknown]]. TED Tlak by Uri Alon.
  
-====Críticas ao funcionamento da ciência====+====Ciência e sociedade====
  
   * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento.   * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento.
   * [[https://www.youtube.com/watch?v=2HM8EjPM1vY|The end of the cartesian dream]], palestra de Dan Sarewitz com crítica ao funcionamento da ciência no mundo atual.   * [[https://www.youtube.com/watch?v=2HM8EjPM1vY|The end of the cartesian dream]], palestra de Dan Sarewitz com crítica ao funcionamento da ciência no mundo atual.
   * [[https://www.youtube.com/watch?v=XH7fhdSph4c|Science & Democracy Dialogues - Dan Sarewitz]], conversa com Dan Sarewitz sobre a relação entre incerteza científica e política.   * [[https://www.youtube.com/watch?v=XH7fhdSph4c|Science & Democracy Dialogues - Dan Sarewitz]], conversa com Dan Sarewitz sobre a relação entre incerteza científica e política.
 +  * [[https://www.thenewatlantis.com/publications/saving-science|Saving Science]], ensaio provocador de Dan Sarewitz, que levou a [[https://www.thenewatlantis.com/publications/must-science-be-useful|um debate intenso no mesmo fórum]].
 +  * [[https://darwinianas.com/2019/01/29/2881/|Num mundo sem fatos corremos riscos]], texto que distingue verdades de fatos, argumenta porque precisamos de fatos e usa isto para analisar os riscos das tendências negacionistas contemporâneas. Do blog [[https://darwinianas.com|Darwinianas]].
 +  * Pardini, R., Bertuol-Garcia, D., Araújo, B. D., Mesquita, J. P., Murer, B. M., do Carmo Pônzio, M., Ribeiro, F., Rossi, M. & Prado, P. I. (2021). COVID-19 pandemic as a learning path for grounding conservation policies in science. Perspectives in Ecology and Conservation, 19(2), 109-114. (veja também este [[https://darwinianas.com/2020/06/06/o-que-a-pandemia-nos-ensina-sobre-o-papel-da-ciencia-em-sociedades-democraticas/|post]] sobre negacionismo na pandemia, do [[https://darwinianas.com/|Blog Darwinianas]])
 +  * Leng, G. and Leng, R.I., 2020. The Matter of Facts: Skepticism, Persuasion, and Evidence in Science. Mit Press.
 +  * Boyce, P., Bhattacharyya, J., & Linklater, W.  2021. The need for formal reflexivity in conservation science. Conservation Biology.
 +  *  [[https://youtu.be/K08bJtesBf8?t=2597|A perspectiva ocidental da natureza e a crise ambiental]], palestra sobre ciência e valores de Renata Pardini.
 +  * [[ https://www.youtube.com/live/w-XAT_2wLbY|O negacionismo nos convida para à autocrítica]], palestra sobre novas abordagens para construção de conhecimento científico, por Paulo Inácio Prado.
 +
  
 === Produtivismo === === Produtivismo ===
  
   * [[http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/dec/09/how-journals-nature-science-cell-damage-science|How journals like Nature and Science are damaging science]]: uma crítica de Randy Schekman, pêmio Nobel de medicina.   * [[http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/dec/09/how-journals-nature-science-cell-damage-science|How journals like Nature and Science are damaging science]]: uma crítica de Randy Schekman, pêmio Nobel de medicina.
 +  * Neff, M.W., 2020. How academic science gave its soul to the publishing industry. [[https://issues.org/how-academic-science-gave-its-soul-to-the-publishing-industry/| Issues in science and technology, 36(2): 35-43]].
   * Smaldino, P.E. and McElreath, R., 2016. The natural selection of bad science. Royal Society Open Science, 3(9), p.160384.   * Smaldino, P.E. and McElreath, R., 2016. The natural selection of bad science. Royal Society Open Science, 3(9), p.160384.
   * Fischer, J., Ritchie, E.G. and Hanspach, J., 2012. Academia's obsession with quantity. Trends in ecology & evolution, 27(9): 473-474.   * Fischer, J., Ritchie, E.G. and Hanspach, J., 2012. Academia's obsession with quantity. Trends in ecology & evolution, 27(9): 473-474.
Linha 60: Linha 92:
   * Hicks, D., Wouters, P., Waltman, L., Rijcke, S.D. and Rafols, I., 2015. [[http://www.leidenmanifesto.org/|Bibliometrics: the Leiden Manifesto for research metrics]].   * Hicks, D., Wouters, P., Waltman, L., Rijcke, S.D. and Rafols, I., 2015. [[http://www.leidenmanifesto.org/|Bibliometrics: the Leiden Manifesto for research metrics]].
  
-==== Joan Roughgarden ==== 
- 
-  * [[http://www.stanford.edu/group/roughlab/|Site do grupo de pesquisa]] 
-  * [[http://www.nimbios.org/videos/vid_roughgarden|Vídeo de entrevista]] sobre matemática na biologia. Da ótima [[http://www.nimbios.org/videos|série de vídeos]] do [[http://www.nimbios.org|National Institute for Mathematical and Biological Syntesis]]. 
  
apoio/intro.1549029310.txt.gz · Última modificação: 2019/02/01 13:55 por paulo
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0