Sabe-se que é uma disciplina pesada, densa, que demanda tempo. Mas ganha-se confiança de que é possível cumprir os objetivos, como ter uma rotina de leitura.
O material de leitura e a mensagem inicial assustam um pouco. Para outras pessoas a mensagem passa uma mensagem clara e adequada.
Discussões renderam bastante, e há mesmo o clima de que sei que não sei, o que é ótimo.
Disciplina em que se aprender muito, o que se deve ao formato (leituras, discussões mediadas pelos próprios estudantes). Funciona também ter primeiro as discussões e depois uma palestra de síntese.
Formato da sala (sala de aula do Depto de Ecologia) contribui para as discussões.
Contribui também que as discussões foram bastante horizontais.
Deu mais confiança sobre conteúdos de ecologia para a pesquisa de pós.
A disciplina proporcionou ganho de autonomia. No início sente-se com pouco repertório (inclusive comparado com a turma), e a tarefa de moderar ajudou a se apropriar do conteúdo e conhecimento.
Uma evidência de ganho de autonomia é que muitos autores citados pelo Vellend.
Saimos fortalecidos, e questionando minha visão de mundo.
Aos poucos entende-se que moderar não implica em saber tudo ou mais que todos sobre o tema e os artigos.
Após o susto, termina-se com a sensação de que faz sentido.
Houve piora de aproveitamento na última semana.
Louvável a postura dos professores nas discussões, acolhendo as falas. Também acolhem as sugestões desta autoavaliação.
Dão protagonismo aos estudantes
O grupo fez muita diferença, se apoiou e cooperou nas discussões e nas atividades.
Desenvolve habilidade de leitura.
Dá um panorama histórico e conceitual de desenvolvimento do campo, e também mostra muitas das sutilezas e armadilhas do campo. Dá um bom mapa.
Mesmo para quem já fez outras disciplina de ecologia de comunidades serviu como um resgate, especialmente devido à pandemia.
Excelente ser presencial
Fascinante os professores terem dúvidas.
Exercícios ajudam a perceber que é possível entender o essencial dos modelos.
Nível de complexidade dos temas e artigos vão gradativamente aumentando. Importante saber e avisar que a isso vai se intensificando.
Porque foi sofrido ou cansativo:
Segundas são dias mais difíceis, porque teria que ler os artigos antes ou fica para o fim de semana. Pessoas que moram em outras cidades têm as viagens de volta, e leram os artigos no ônibus.
Margem apertada: imprevistos ou mal-estar no dia de leitura dos artigos desestruturam completamente.
Tempo de deslocamento até a USP, que pode chegar a duas horas, é um desgaste.
A pessoa pode não estar no melhor momento, mas não terá outra oportunidade de fazer a disciplina. Para saúde mental disciplina intensivas são especialmente demandantes.