Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
| Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
| start [2018/09/26 20:54] – [Inscrições] paulo | start [2025/12/04 11:26] (atual) – [Inscrições] paulo | ||
|---|---|---|---|
| Linha 1: | Linha 1: | ||
| - | + | ====== Bem-vindo(a) ====== | |
| - | ====== Bem vindo(a) ====== | + | |
| Este é o sítio //wiki// de apoio à disciplina Ecologia de Comunidades (BIE5778) dos Programas de Pós-Graduação em [[http:// | Este é o sítio //wiki// de apoio à disciplina Ecologia de Comunidades (BIE5778) dos Programas de Pós-Graduação em [[http:// | ||
| Linha 18: | Linha 17: | ||
| * Seleção | * Seleção | ||
| - | Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, | + | Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, |
| Linha 28: | Linha 27: | ||
| EACH - USP \\ [[http:// | EACH - USP \\ [[http:// | ||
| - | '' | + | '' |
| ==Paulo Inácio K. L. Prado== | ==Paulo Inácio K. L. Prado== | ||
| Linha 36: | Linha 35: | ||
| ==Renata Pardini== | ==Renata Pardini== | ||
| - | IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[http://ib.usp.br/dicom]] | + | IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[https://cienciadaconservacao.weebly.com/]] |
| '' | '' | ||
| Linha 52: | Linha 51: | ||
| * [[http:// | * [[http:// | ||
| * [[http:// | * [[http:// | ||
| - | * [[http:// | + | * [[http:// |
| - | * [[https:// | + | * {{: |
| Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, | Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, | ||
| - | * [[http:// | + | * [[https:// |
| * [[http:// | * [[http:// | ||
| * [[http:// | * [[http:// | ||
| Linha 78: | Linha 77: | ||
| É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, | É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, | ||
| - | Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as idéias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, | + | Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as ideias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, |
| ==Participação efetiva em discussões== | ==Participação efetiva em discussões== | ||
| + | |||
| Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: | Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: | ||
| * Prepare-se para a discussão; traga suas questões | * Prepare-se para a discussão; traga suas questões | ||
| - | * Esteja | + | * Esteja |
| - | * Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas | + | * Converse/ discuta com seus colegas – normalmente estudantes estão acostumados a se dirigir a, e procurar respostas |
| - | * Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, | + | * Primeiro responda ao que a última pessoa falou – concordando, |
| * Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece - é aí que aprendemos! | * Não se aflija se a discussão vai em direção a tópicos que você não entende ou desconhece - é aí que aprendemos! | ||
| - | * Você não precisa saber, mas precisa | + | * Você não precisa saber, mas precisa |
| - | * Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, | + | * Lembre-se que uma boa discussão é baseada mais em respostas do que em reações; reações são intuitivas, instintivas, |
| - | * Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas | + | * Tome cuidado para não dominar a discussão, mas também para não se esconder atrás de pessoas que falam mais/ são mais extrovertidas. |
| - | * Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, | + | * Escute ativamente e compartilhe ideias, mantenha a mente aberta, use evidências, |
| - | * Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como um parceiro/ colaborador | + | * Esforce-se para manter interesse genuíno pelas, e aceitação das, contribuições dos outros, e encoraje os demais a fazer o mesmo; tente ativamente descobrir/ resolver questões conjuntamente como parceire/ colaboradore |
| * Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, | * Monitore educadamente as práticas de discussão dos outros (pedindo por evidência/ embasamento, | ||
| - | * Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver | + | * Reflita sobre a sua prática de discussão – em quais aspectos você tem facilidade e tem participado de maneira adequada, e em quais aspectos você tem mais dificuldade e precisa desenvolver. |
| - | * Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todos – respeite | + | * Ou seja, discussões são atividades coletivas, de responsabilidade de todes. É um modeo de aprender coletivamente, |
| Linha 104: | Linha 104: | ||
| No caso da nossa disciplina, uma boa estratégia é começar a discussão pelo artigo clássico e depois seguir para o artigo mais contemporâneo, | No caso da nossa disciplina, uma boa estratégia é começar a discussão pelo artigo clássico e depois seguir para o artigo mais contemporâneo, | ||
| - | Em cada artigo, possivelmente a questão mais básica a ser identificada é a(s) hipótese(s) sendo explícita ou implicitamente testada(s). Uma boa maneira | + | O material nos links acima podem auxiliar com dicas adicionais |
| - | O material | + | ==Dicas para uma moderação efetiva== |
| + | |||
| + | * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualquer interação humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, | ||
| + | * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam | ||
| + | * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, | ||
| + | * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não. | ||
| + | * Moderadores(as) dão o tom: (1) cultive a discussão respeitosa e um ambiente de curiosidade intelectual; | ||
| + | * Procure garantir que todas as ideias sejam ouvidas, mas esforce-se para manter o grupo focado, escolhendo os caminhos nos quais gastar mais tempo e quando é melhor cortar a discussão | ||
| + | * Não tenha medo quando a discussão vai para tópicos que você não domina; abrace a discussão genuína e a troca de ideias e conhecimentos. | ||
| === Trabalho final === | === Trabalho final === | ||
| Linha 140: | Linha 148: | ||
| ^ 2016| 12| 6| 0| 1| | ^ 2016| 12| 6| 0| 1| | ||
| ^ 2017| 3| 2| 2| 0| | ^ 2017| 3| 2| 2| 0| | ||
| - | ^ Total % ^ | + | ^ 2019| 6| 7| 2| 0| |
| + | ^ 2020| 6| 6| 0| 0| | ||
| + | ^ 2021| 12| 2| 0| 0| | ||
| + | ^ 2022| 10| 2| 1| 0| | ||
| + | ^ 2023| 7| 2| 0| 0| | ||
| + | ^ 2024| 6| 2| 0| 0| | ||
| + | ^ Total % ^ | ||
| + | |||
| ===== Bibliografia ===== | ===== Bibliografia ===== | ||
| - | A [[http:// | + | A bibliografia recomendada |
| - | Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. | + | Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A [[http:// |
| + | |||
| + | |||
| + | |||
| + | |||
| ===== Inscrições ===== | ===== Inscrições ===== | ||
| - | * Próximo oferecimento: | + | * Próximo oferecimento: |
| - | * **Matrícula de 5 a 30 de novembro de 2018**, através de formulário específico, | + | * **Ainda há vagas.** Para se inscrever, entre em contato com o [[cpg@ib.usp.br|Setor de Pós-Graduação |
| - | * Por favor verifique as exigências da disciplina na [[: | + | * Antes de se inscrever, por favor verifique as exigências da disciplina na [[: |
| - | * Caso tenha alguma dificuladade em inscrever-se entre em contato com os professores. | + | * Deferimento da inscrições: |
| + | * Nossa disciplina oferece alguns recursos que visam a inclusão e acessibilidade. Entre em contato com os docentes se quiser conhecer o que já existe, ou para nos enviar suas demandas por novas práticas e recursos, para construirmos uma disciplina cada vez mais acessível. | ||