Tabela de conteúdos

<WRAP center round important 60%> Mudanças na Programação

</WRAP>

<WRAP hide>

<WRAP center round info 50%> Nossa primeira aula será terça, dia 08/08, na sala 5 do centro Didático. Link para a programação completa no menu ao lado </WRAP>

<WRAP center round info 50%> Os exercícios práticos usam o pacote Ecovirtual do R, disponível nos computadores do Centro Didático. Se você preferir usar seu computador siga as instruções de instalação aqui. </WRAP>

</WRAP>

Bem-vindo(a)

Este é o wiki da disciplina Ecologia Virtual, optativa do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia da USP.

Objetivo

Auxiliar na compreensão:

Conteúdo

Modelos de dinâmicas ecológicas, escolhidos por sua importância teórica, representatividade e potencial didático:

Cada edição da disciplina abordará algumas variantes dessas classes de modelos. Para ter uma ideia do que temos abordado, consulte nosso Portal de roteiros ECOVIRTUAL.

Equipe

Professores

Alexandre Adalardo de Oliveira
Paulo Inácio K. L. Prado

Monitores

Matheus Januário de Sousa (Twister)

* Email mjlopessousa@gmail.com

Renan Del Bel (Ushu)

* Email delbel.renan@gmail.com

Especialista em Laboratório

Melina de Souza Leite

Estratégias de Ensino

Locais e datas

Veja na programação deste ano (menu à esquerda).

Avaliação

<WRAP center round todo 60%> Em co-construção. Participe!

Abaixo algumas propostas de itens a avaliar. </WRAP>

Questionários

A nota final dos questionários é calculada pela média de todas as notas dos questionários, excluindo a menor nota. Por isso, caso o aluno tenha faltado em um questionário, essa ausência não é considerada na nota final. Faltas adicionais contarão como nota zero no questionário.

Provas

Provas discursivas com consulta aos textos, individuais ou em grupo. Para ter uma ideia, veja as provas dos anos anteriores.

Participação

O pré-requisito é a presença em todas as atividades, mas a avaliação é da qualidade de suas contribuições. Uma fração importante do tempo da disciplina está reservada para estudo por meio de leitura e exercícios. Espera-se que você leia os textos, faça os exercícios e reflita sobre eles e que isso resulte em contribuições efetivas às discussões em sala.

Bibliografia Básica