Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


start

<WRAP center round important 60%> Mudanças na Programação

  • Nossa última aula foi transferida para 05/12, quando faremos o debate
  • Na aula de 28/11 teremos tira-dúvidas da Saga Virtual
  • O prazo para a entrega da Saga aumentou em um dia: passa a ser 06/12/17, fuso horário de Brasília.

</WRAP>

<WRAP hide>

<WRAP center round info 50%> Nossa primeira aula será terça, dia 08/08, na sala 5 do centro Didático. Link para a programação completa no menu ao lado </WRAP>

<WRAP center round info 50%> Os exercícios práticos usam o pacote Ecovirtual do R, disponível nos computadores do Centro Didático. Se você preferir usar seu computador siga as instruções de instalação aqui. </WRAP>

</WRAP>

Bem-vindo(a)

Este é o wiki da disciplina Ecologia Virtual, optativa do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia da USP.

Objetivo

Auxiliar na compreensão:

  • da lógica da construção de modelos matemáticos em ecologia;
  • dos elementos básicos da linguagem matemática usadas nesses modelos;
  • da interpretação de alguns modelos escolhidos como estudos de caso;
  • do papel de modelos matemáticos na produção de teoria em ecologia.

Conteúdo

Modelos de dinâmicas ecológicas, escolhidos por sua importância teórica, representatividade e potencial didático:

  • Dinâmica de populações
  • Metapopulações
  • Interações entre populações
  • Dinâmicas de comunidades

Cada edição da disciplina abordará algumas variantes dessas classes de modelos. Para ter uma ideia do que temos abordado, consulte nosso Portal de roteiros ECOVIRTUAL.

Equipe

Professores

Alexandre Adalardo de Oliveira
Paulo Inácio K. L. Prado

Monitores

Matheus Januário de Sousa (Twister)
Renan Del Bel (Ushu)

Especialista em Laboratório

Melina de Souza Leite

Estratégias de Ensino

  • LEITURA DE TEXTOS: básicos e complementares são indicadas a cada unidade. Para ler antes de cada aula.
  • EXERCÍCIOS PRÁTICOS: exercícios em computador na sala multimídia, com o auxílio de professores e monitores. Pode ser necessário concluí-los fora do horário de aula.
  • EXERCÍCIOS: estudos dirigidos e problemas para resolver em sala, em grupo ou individualemnte
  • DISCUSSÃO: todas as atividades são acompanhadas de discussões. Há também aulas para debates de temas avançados.

Locais e datas

Veja na programação deste ano (menu à esquerda).

Avaliação

<WRAP center round todo 60%> Em co-construção. Participe!

Abaixo algumas propostas de itens a avaliar. </WRAP>

Questionários

A nota final dos questionários é calculada pela média de todas as notas dos questionários, excluindo a menor nota. Por isso, caso o aluno tenha faltado em um questionário, essa ausência não é considerada na nota final. Faltas adicionais contarão como nota zero no questionário.

Provas

Provas discursivas com consulta aos textos, individuais ou em grupo. Para ter uma ideia, veja as provas dos anos anteriores.

Participação

O pré-requisito é a presença em todas as atividades, mas a avaliação é da qualidade de suas contribuições. Uma fração importante do tempo da disciplina está reservada para estudo por meio de leitura e exercícios. Espera-se que você leia os textos, faça os exercícios e reflita sobre eles e que isso resulte em contribuições efetivas às discussões em sala.

Bibliografia Básica

  • Akçakaya, H. R., Burgman, M. A. & Guinzburg, L. R. 1999. Applied Population Ecology. Sinauer Associates, Sunderland, Massachusetts.
  • Fernandez, F. 2004. O poema imperfeito - Crônicas de biologia, conservação da natureza e seus heróis. Editora UFPR, Curitiba.
  • Gotelli, N. J. 2007. Ecologia. Planta, Londrina.
  • Matthiopoulos, J. 2011. How to be a quantitative ecologist: the 'A to R' guide of green mathematics and statistics. Wiley, New York.
  • Sherratt, T. N. & Wilkinson, D. M. 2009. Big questions in ecology and evolution. OUP Oxford, Oxford.
  • Stevens, M. H. H. 2009. A primer in ecology with R. Springer, New York.
start.txt · Última modificação: 2024/01/12 10:38 por 127.0.0.1