Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

Geral

Estrutura de populações

Dinâmica de populações

Estrutura de comunidades

Dinâmica de comunidades

Atividade de campo

Trabalho final

Avaliações

Link Externos

2019:start

AVISOS:

  • A disciplina começa dia 07/08, na sala multimídia 2, localizado no último andar do Centro Didático
  • Novas informações serão adicionadas na página à medida que a disciplina avança

Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais

Bem vindo(a) ao wiki da disciplina Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais (BIE 0320), oferecida pelo Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Nosso Objetivo

Compreender melhor uma maneira particular de ver o mundo, chamada Ecologia Vegetal. Acreditamos que tal compreensão passa pela análise crítica dos conteúdos específicos de conhecimento atribuídos a esse ramo da Ecologia, e também por uma compreensão sobre o processo de produção desse conhecimento.

Princípios básicos

Ao criarmos essa disciplina, partimos de três princípios norteadores, que esperamos que estejam presentes ao longo de toda a disciplina:

  • Aprender uma disciplina é compreender uma certa forma de ver o mundo, o que exige entender sua lógica , e também suas limitações.
  • Ciência é geração de conhecimento aberto à verificação. Qualquer conteúdo hoje aceito pela comunidade científica pode ser descartado, e provavelmente o será, em algum momento. Portanto, acreditamos que o ensino de disciplinas científicas deve equilibrar a compreensão de conteúdos hoje considerados válidos, e do processo que gera, mantém e descarta esses conteúdos.
  • Como não há maneira melhor de aprender do que tentar ensinar, acreditamos que o processo de aprendizado contribuirá para um maior entendimento da Ecologia Vegetal por parte de todos, inclusive dos professores e monitores ;-).

Habilidades desenvolvidas

Ao final da disciplina esperamos que os alunos tenham desenvolvido as seguintes habilidades:

  • Obtenção de uma visão geral de ecologia de populações e comunidades vegetais, reconhecendo algumas das principais abordagens de pesquisa nessa área do conhecimento
  • Reconhecimento das principais peculiaridades e dificuldades de estudos nessa área do conhecimento
  • Reconhecimento de alguns métodos analíticos característicos da área de estudo, por meio de aplicação a conjuntos de dados reais ou simulados
  • Leitura crítica de artigos científicos
  • Elaboração de propostas de pesquisa a partir da análise crítica de artigos científicos

Estratégia de ensino

O eixo da disciplina envolve os padrões mais importantes em populações e comunidades de plantas, os processos que os geraram e os mecanismos envolvidos. A distinção entre padrões e processos " é um princípio fundador da ecologia. Dentro desse contexto, nossa disciplina tem quatro módulos temáticos, nos quais discutiremos intensivamente a relação entre padrões e processos:

  • Estrutura de Populações
  • Dinâmica de Populações
  • Estrutura de Comunidades
  • Dinâmica de Comunidades

1) Módulos Temáticos

Cada módulo é constituído por um conjunto de três aulas, cujas atividades são baseadas em um artigo científico referente ao tema do módulo:

AULA 1: Exercício prático que envolve a análise de dados utilizada no artigo

AULA 2: Discussão sobre o artigo + Aula expositiva

AULA 3: Discussão sobre as Análises Críticas + Elaboração de proposta de projeto

Veja o cronograma completo CRONOGRAMA 2019

2) Atividade de campo

Faremos uma viagem de campo com o objetivo de familiarizar os alunos com a coleta de dados em parcelas permanentes de monitoramento de árvores. Esse conhecimento será importante para a elaboração do trabalho final da disciplina.

3) Trabalho Final em grupo

No final do semestre, os alunos apresentarão (em grupo) projetos de pesquisa envolvendo uma pergunta baseada nos temas dos módulos e que possa ser respondida com dados obtidos em parcelas permanentes. Veja as informações sobre o trabalho final AQUI

Avaliação

Participação nas discussões: Peso 2

O pré-requisito é a presença nas atividades, mas a avaliação é da qualidade de suas contribuições. Uma fração importante do tempo da disciplina está reservada para o estudo de artigos científicos. Espera-se que você leia os textos, faça as atividades no prazo e reflita sobre os textos antes de cada aula. Isso resultará em contribuições efetivas às discussões em sala.

Fichas de leitura: Peso 2

Será utilizada a média das notas obtidas nas fichas de leitura dos quatro módulos

Análise crítica dos artigos: Peso 3

Será utilizada a média das notas obtidas nas análises críticas dos quatro módulos

Trabalho final: Peso 3

Será utilizada a nota do trabalho final

Equipe


PROFESSORXS

PI, Dri e Alê. Arte: Lucas Andrade (Tom), aluno em 2015 e monitor em 2016

  • Adriana Maria Zanforlin Martini, amzmartini@usp.br, sala 338, Fone 3091-7602
  • Alexandre Adalardo de Oliveira, adalardo@usp.br, sala 235, Fone 3091-7489
  • Paulo Inácio Prado, prado@ib.usp.br, sala 241b, Fone 3091-0963


MONITORXS

PAE:
  • Pamela Cristina Santana, pcsantana@ib.usp.br
GRADUAÇÃO:
  • Luísa Truffi de Oliveira Costa, truffi.luisa@gmail.com
  • Marina Bowkunouvicz Marcon, marina.marcon@usp.br
  • Rafael Pelletti, rafaelpelletti@gmail.com
2019/start.txt · Última modificação: 2019/08/07 20:16 por prado